"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALVARO MAIA, ENTRA NO PRIMEIRO MUNDO EM PESQUISA



Hoje pela manhã os alunos da Escola Alvaro Maia deram uma demonstração sem contestação, do poder intelectual que tem o jovem da cidade de Humaitá.
Com maestria e domínio fluente dos assuntos eles se apresentaram para uma banca de doutores advindos de Manaus com a missão de julgar os trabalhos científicos por eles defendidos durante seis longos meses.
Para alcançarem este feito sem precedentes na história atual da cidade, contaram com um amplo e total apoio da direção da Escola, do governo do Estado do Amazonas, da Fapeam, orgão que entra com os recursos financeiros do projetol, Seduc, além de outros entes governamentais do estado.
O primeiro grupo de cientistas junior composto pelos alunos: Ezequiel; Eulinei; Adriana; Rhana Tamires; Erison, sob a direção e orientação da Professora Marlene Gravena, apresentou o projeto que visa tornar o jambú, importante condimento usado muito no preparo do tucupi, possível de ser produzido em grande escala na região, dada a grande procura que ocorre também em São Paulo, onde a flor conforme informação dos jovens cientista chega a custar até R$ 28,00/100g.
No grupo de notáveis cientistas iniciantescompostos pelos alunos: Rodrigo; Arlenilson; Washington, Ivanelina e Claudecy, seguiu outra temática deslocando a temática para uma planta que pode ser considerada uma evolução contra a dengue e a malária, pois tem efeito repelente, e foi verificado até mesmo o combate dos mosquitos em sua fase de larva.
Na ocasião o grupo sob o comando da brilhante Professora Maricota, mostrou o trabalho para os cientista que puderam ter o exemplo do produtoi em forma de embalagem de vaporização, além de um composto detergente, ótimo para realizar a desinfecção de ambientes com o efeito repelidor de insetos comuns e frequentes em toda a região, com um importante, detalhe com prejuízo zero para a natureza.
O ultimo grupo de novos pesquisasdores formados pelos estudantes: Edem; Carla; Domingos Juliana e Eliane encampou a defesa direta do meio ambiente, mostrando a realidade presente nos igarapés do Beem e Banheiro, que segundo relatos comprovados por fotos incontestáveis, já estão contaminados devido ao envio de dejetos e esgotos. Além desta triste constatação, falou-se também sobre a derrubada das matas ciliares que pouco a pouco estão deixando de existir constituindo um atestado de óbito parqa aquelas estruturas que a natureza demorou milhões de anos para deixar prontas.
Em vidita ao lixão da cidade, os novos cientistas comprovaram o descarregamento de lixo hospitalar no aterro sanitário, a presença de uma quantidade enorme de urubus, coisa comum a este tipo de ambiente se não fosse o fato de ser próximo ao aeroporto, trazendo assim um perigo iminente a todos os que se utilizam de transporte aéreo em nossa cidade.
De salda por todo este brilhante trabalho, ganham todos , a escola, a cidade, o país e o mundo, estes jovens com suas ações científicas estão garantindo um sono tranquilo para Barac Obama e todos os grandes líderes mundiais, que deveriam estar no Alvaro Maia, nesta manhã.

Haroldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade