"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sábado, 19 de dezembro de 2009

ANO NOVO, PORTO NOVO!






























Cento e quarenta anos têm hoje a cidade que mais cresce ao Sul do Amazonas, Humaitá é sem dúvida a mais promissora cidade do estado. Mesmo sem ter vocação econômica definida, é privilegiada por contar com ligação permanente com o resto do país por três vias, aérea, terrestre e fluvial.
É inegável que os rios são as vias mais tradicionais entre os moradores, nele o ribeirinho tira o seu sustento diário, curti a mandioca para fazer a farinha popular na região, sua ramificações em igarapés faz com que o morador desta região pode entrar quilômetros floresta adentro para buscar produtos como, açaí, castanha da Amazônia, óleo de copaíba e muitos outros produtos abundantes na região.
Na dolorosa hora de distribuir o produto de sacrificoso trabalho, o extrativista é obrigado a subir uma rampa íngreme e cansativa, ser por fim explorado por atravessadores que reduzem o preço do produto a níveis de esmola.
Com o termino da obra do porto, prevista para este fim de ano com inauguração já para o começo do ano que vem, parte do problema do extrativista será resolvido, pois a estrutura do porto deverá facilitar e muito a vida destes valorosos brasileiros.
O transporte de passageiros também será beneficiado, instalações modernas substituirão a pré-histórica rampa que enganadamente era chamada de porto.
Humaitá entrará em 2010 de cara nova, com a iniciativa do governo federal através de seu ministro mais atuante Alfredo Nascimento, personagem de quem a população certamente lembrar-se-á nas próximas eleições.


Haroldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade