"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO NO TOPO DA PAUTA

Por anos a fio nossa região vem amargando os últimos lugares nos exames que medem o índice de aprovação das nossas escolas públicas.
Quando ouvimos o Secretário de Educação do governo Eduardo Braga, Gedeão Timóteo Amorim falando, pensamos que todos os problemas da educação estão solucionados, entretanto, antes de expressarmos qualquer tipo de repudio ou aversão, devemos pensar no que realmente dá certo e aquilo que não funciona.
Na contratação de profissionais sem formação, nos apadrinhamentos dos processos seletivos, estão às razões, pelo menos as visíveis da grande chaga que opera na educação deficitária de todo estado. Quando vemos alguém que não tem formação nem capacitação para exercer a função pela qual está ganhando seu salário ocupando o lugar de outro melhor somos obrigados a pensar como reparar este erro? As respostas só poderão ser dadas por gente verdadeiramente honesta.
Neste fim de semana, quase que de surpresa, Humaitá recebeu o atual Secretário de Educação do Estado do Estado, Gedeão Timóteo Amorim, a contar pelo nome do Herói bíblico que conseguiu livrar o povo de Israel dos gigantes e malfeitores Midianitas que aos milhares pilhavam e destruíam as plantações que, no entanto foram destruídos por apenas trezentos homens liderados por Gideão, o secretário quem tem no nome o peso do gigante bíblico, não deixou de herdar tarefa menor vindas das mãos de Deus.
Gedeão recebeu uma comitiva formada por professores e alunos da UFAM, isso logo cedo as 10:00h , as professoras Viviane, coordenadora do colegiado de Letras junto com a recém chegada à cidade Professora Elis Regina (Mestre na Língua Inglesa), buscaram diante do Secretário respostas, sobre o destino do curso de Inglês trazido a cidade pela UFAM, com a intenção de acabar de uma vez por todas com a falta de profissionais na cidade, pois bem, o curso veio e quando está próximo destes profissionais entrarem no mercado para lecionar a língua Inglesa, num ato de tremenda falta de competência e democracia o antigo coordenador da Seduc, resolveu adotar a língua espanhola como aquela que vai assumir o lugar do Inglês nas escolas públicas da cidade.
Além de todo este problema que não é pouco, no próximo ano os estudantes do 5º período do Curso de Letras precisarão fazer o estágio, e terão que preenchê-lo nos ensinos médio e fundamental na modalidade da língua. Deixado com estes questionamentos Gedeão prometeu agir para resolver ou minimizar o problema.
Falamos também com o prefeito da cidade Dedei Lobo, sobre a questão do processo seletivo e a previsão para concursos, o que o gestor municipal prontamente nos respondeu que não agüenta mais processos seletivos e que até o mês de junho os concursos ocorrerão na cidade o que também foi confirmado por Gedeão que deu como certo a ocorrêcia de concursos para a Seduc o ano que vem.
O verdadeiro motivo que trouxe o secretário a cidade foi a entrega de certificados para os estudantes que fizeram uma clínica de capacitação em Educação Física perfazendo o total de 60h, e, conforme relatos dos participantes serviu muito aos que estão ou ainda os que pretendem se dedicar a prática da Educação Física em Humaitá.
O Cel. Rômulo, comandante do policiamento do interior assegurou que os Proerds votarão para Humaitá o ano que vem.
No ano que vem Humaitá sediará a versão dos jogos escolares Regionais com amplo e total apoio da Secretaria da Educação, contando também com a ajuda da Polícia Militar que deverá ceder os seus alojamentos para abrigar parte dos estudantes.
Em sua fala Dedei lobo disse que encontrou o município em situação desfavorável com diminuição de recursos do Fundeb. Insistiu com o Secretário dizendo que as escolas da cidade precisam de reformas urgentes e como Prefeito do município iria fazer a cobrança de tal obra em benefício de todos e completou dizendo que não tem como a educação não ir para frente, pois no governo do Amazonas, a maioria era da área.
Gedeão ao dirigir a palavra aos professores e demais presentes começou dizendo que não era tarefa fácil trabalhar com o governador Eduardo Braga, pois segundo ele: Eduardo não queria que seus assessores fizessem só o que é possível e sim atingissem o que é de caráter impossível, justificou a ausência do governador no estado, pois o mesmo está em Kopenhagem, participando do Fórum internacional.
O secretário também disse que gostaria de reformar mais escolar, mas aproveitando a fala do Prefeito de Humaitá, justificou a não reforma das escolas pelo fato do estado ter recebido duzentos milhões a menos em recursos este ano.
Mudando o tom da fala, Gedeão garantiu que agora chegou a vez do Brasil começar a sorrir mais alto, pois a descoberta do pré-sal pela Petrobrás fará com que o país de um salto em qualidade de vida, e continuou dizendo ser responsável direto pela implantação dos campi da UFAM e UEA, transformando Humaitá numa Cidade pólo universitário.
Ao falar sobre as metas da educação no estado, confirmou Humaitá como uma cidade que está avançando nos índices do IDEB, e que por isso 4 escolas estarão recebendo uma premiação extra de 30 mil Reais cada. Estas escolas atingiram média 4 no exame, entretanto o ano que vem deverá fazer com que a média de premiação suba para 4,5 e assim progressivamente até chegar a casa da nota 6,0 em 2013.
Professor tem que ser capacitado, tem que conhecer de informática, 400 escolas já contam com inclusão digital, e o estado tem investido em escolas de tempo integral obtendo autos índices de retorno. Construir mais quadras, valorizar a carreira de Professor de Educação Física, confirmou Gedeão.
Antes da distribuição dos certificados na manhã de domingo na Escola Tancredo Neves, Gedeão finalizou suas palavras dizendo que o Amazonas não conta com times na primeira divisão por falta de investimento, mas que isso vai mudar a partir de agora com a valorização dos profissionais em educação física.
Apos suas palavras começaram as distribuições dos certificados e Gedeão saiu de cena para cumprir sua extensa agenda na cidade.


Haroldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade