"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ALUNOS DE FATO, MESTRES DA TRANSFORMAÇÃO




APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÃO PRÁTICA PARA O CONSUMO DE ÁGUA PELAS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS

      Muitas vezes problemas grandiosos têm a sua solução na mão de pessoas que ainda não tem o devido reconhecimento da sociedade. Por anos a fio os moradores da Beira do Rio Madeira tiveram que consumia a água em seu estado natural, barrenta e sem tratamento. Com isso foram acometidos por diversos males, muitos deles sem nem saber que se tratava de anomalias resultante do consumo da água em natura.
      A COHASB tem desenvolvido um trabalho verdadeiramente de valor por esse interior afora, entretanto temos na cidade um grupo de jovens pesquisadores que nadam contra o banzeiro das palavras negativas, muitas delas vindas dos próprios mestres ao dizerem que não iriam conseguir.
Neste dia 24 de fevereiro de 2010, estivemos na residência de um deles onde toda a equipe estava reunida para fazer o teste final antes da grande apresentação que se dará semana que vem nas dependências da Universidade Nova.
      O projeto audacioso e visionário tem como meta purificar através de processo simples com materiais de fácil aquisição e tornar a água do Rio Madeira perfeitamente consumível, economizando milhares de dólares aos cofres públicos.
      A sistemática da invenção é simples: num tanque maior é armazenada a água que por um sistema de gravidade vai a um outro recipiente em que é adicionado o sulfato de alumínio, material barato e abundante, a seguir em outro compartimento ela se decanta e ocorre a floculação, no ultimo estágio a água tem contato com pedras (seixos, típicas e abundantes na região), areias grossa, média e fina, passando por uma esponja que substitui o carvão ativado, que numa dimensão maior deverá substituir as esponjas.
O resultado não poderia ser melhor, água limpa e barata para todos.

Pesquisadores envolvidos no projeto:

Adonildo M. de Lima
Amazonino L. Castro
Benone Otávio S. Oliveira
Délcio Fernando M. Junior
Gerson Luiz Auler
Simmone dos Santos
Katiele Gomes Sales
Keite Soares Valente
Tatiana Martins de Lima
Professor Orientador: Rodrigo Tartari

                Esperamos que fatos como estes ocorram mais vezes, para podermos tomar posse de uma frase frequentemente usada pelo governo deste estado: “Eu tenho orgulho de ser amazonense”.






Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade