"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

ALUNOS DE BIOLOGIA E QUÍMICA A ESPERA DE UM MILAGRE



Sem esperança de dias melhores alunos de Biologia e Química, choram a dor da revolta




Os universitários que fazem Biologia e Química na Ufam não aguentando mais ficar sem aulas fizeram um manifesto pedindo a Coordenadoria do curso que providenciassem urgentemente professores, pois desde que se iniciou o 4º período eles não conseguem ter uma semana normal de aula.

Só Prática Curricular I, esta é a matéria que ainda conseguem ter neste período. O que é revoltante é que a coordenadoria só disponibilizou algumas poucas vagas em Química Geral para os do 4º Período enquanto que a maioria delas foi destinada aos calouros, assim os alunos do 4º Período ficaram a ver navios numa clara demonstração de descaso.

A desculpa que alguns dão é que o processo de contratação dos professores é lento e burocrático, porém se fizessem o que era necessário na época certa agora os alunos estariam em sala de aula cumprindo o seu currículo.


Os alunos que são de outras cidades, além de todo o constrangimento ainda amargam prejuízos que podem ser irreversíveis. Segundo conversas realizadas com a Professora Eulina, bastante constrangida com toda a situação, falou-se que o período já está comprometido.

Tirando o foco dos que fazem a Ufam local e apontando o canhão para quem realmente tem a culpa, o fato é que o governo não diferencia quem trabalha no interior de quem esta nas grandes capitais, com isso alguns profissionais preferem roer osso nos grandes centros do que viver como marajá nas cidadelas espalhadas pelo Brasil. Quando a coisa se refere ao Amazonas as conseqüências ainda são piores pois para muitos estes lados ainda são povoados por índios canibais e onças e macacos raivosos  que atacam sem dó nem piedade todos os que tem carne nova vinda de fora.

Os valores que são pagos para quem se gastou numa pós-graduação, mestrado ou doutorado é vergonhoso, para a maioria do povo brasileiro que ganha mal, receber 7 ou 8 mil Reais depois de 25 anos de estudo é muito, porém os que tecem este comentário maldoso não tem o costume de ler, não passam a madrugada estudando como louco e não tremem na base quando vêem um monte de nerds com ar de poucos amigos para fazer o julgamento de três anos consecutivos de estudo e dedicação.

Os alunos estão “A espera de um milagre”, entretanto num ambiente em que Deus é sempre descartado e grande parte dos ensinadores acha que os nossos parentes mais longínquos eram macacos, resta esperar na decisão dos homens... Demorada, confusa e cheias de má vontade e desânimo.




Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com


.

3 comentários:

  1. só reforçando que além de ser burocrático, só liberam (a sede da ufam) a contratação de substituto na iminência do inicio do período,o que para eles não gera dano algum afinal tem varias professores disponíveis e toda a burocracia é lá mesmo. já aqui mesmo eles sabendo que o processo pode demorar mais de um mês devido as distancias envolvidas (enviar processo, receber processo etc... etc... etc... ), não dão a minima. Quer um exemplo disso? basta olhar a pagina de concursos da ufam, lá não consta IEAA (Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente) mas sim Humaitá, os da sede são chamados de FT, ICE, ICHL entre outros mas os do "interior" obviamente não estão no mesmo patamar de igualdade dos demais.

    ResponderExcluir
  2. é uma vergonha o que está ocorrendo na nossa universidade, na nossa turma temos alunos que vem de outro estado pra estudar aqui e quando chegam não tem aula por falta de professores. A UFAM sabendo que esse processo seletivo é demorado ainda liberam professores para irem fazer mestrado e doutorado em outros estados nos deixando a ver navios! até quando isso vai acontecer?? Nós queremos um futuro melhor por isso estamos na faculdade, nós não queremos perder nosso tempo, nós não sabemos nem em que ano iremos nos formar por causa da falta de professores desse semestre! Estamos cansados de promessas até agora todas as promessas que nos deram foram falsas!

    ResponderExcluir
  3. é uma descasso que a universidade ofereça o curso de biologia e quimica sendo que não é reconhecido pelo Mec, além do mais esse curso só existe no interior do amazonas,nos perguntamos com o ficará o futuro universitarios que fazem biologia e quimica,será que haverá uma solução pra esses alunos incomformados com a situação de seu curso e também do seu futuro então o que se espera é que apenas um milagre aconteça resaltando nem sempre um milagre aconteçe

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade