"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 25 de maio de 2010

ENFIM CHEGA O CEL!


O CEL (Centro de Estudo de Línguas)
já existe em Manaus há pelo menos três anos, através desta ação o estudo de idiomas pode chegar as comunidades carentes dando uma chance a quem quer entrar no maravilhoso mundo do entendimento das minúcias lingüísticas, e tudo indica que Humaitá terá também esta iniciativa por aqui.

Para dar as boas novas estiveram reunidos no Auditório da Instituição nessa manhã (24) as 9:00h, os representantes do CEL que vieram de Manaus para trazer a boa nova.
Há cerca de um ano a SEDUC local numa atitude totalmente equivocada resolveu tornar o espanhol a língua detentora do segundo lugar em importância depois do português, isto causou um constrangimento sem medida. Ao toque de caixas vários profissionais que estavam em vias de aperfeiçoamento no idioma inglês tiveram que aprender a línguas dos “hermanos”, vindo a perceber logo cedo que as diferenças eram grandes em relação ao português embora não pareça.

Hoje a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) está formando pelo menos dez profissionais completos que se formam ainda este ano, tendo todas as condições de assumir uma sala de aula e ministrar o inglês. Pelo fato de ter acontecido esta decisão citada anteriormente por um ato impensado dos chefes da SEDUC local, a existência do curso de licenciatura dupla (português e inglês)m chegou até ser ameaçado, mas por intervenção das professoras Viviane e Elis do colegiado de Letras na ocasião do então Secretário de Educação do Estado Profº Gedeão, quando as duas protestaram estando junto com alguns alunos da UFAM, o quadro pareceu retroceder a favor dos novos professores que estão vindo por aí.

Com o advento do CEL, haverá mais uma modalidade prevista para suprir a demanda de estágios para os alunos do curso de Letras, abrindo novos caminhos e horizontes. Para a população em geral será uma verdadeira benção, pois permitirá para muitos ter um contato com idiomas como o inglês e o espanhol, tendo uma cesso mais facilitado a um degrau a mais na escala dos bons empregos que sobejam pelo Brasil afora.

Causa certo ressentimento nos aadêmicos da UFAM, o fato da instituição estar tão longe de seus alunos que se sentem reféns dos desmandos sem ter quem os defenda, tudo indica que para muitos cabeças grandes da UFAM Manaus o que vale é o salário apenas, num mundo acadêmico em que o que vale é olhar para o próprio umbigo, valendo a máxima “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.


Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com

envie matérias tribunadehumaita@gmail.com


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade