"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 27 de julho de 2010

AMAZONAS SUL, AGRICULTURA ABANDONADA



Estivemos falando com quem tem autoridade em agricultura na região, nada menos que um agricultor que sabe como ninguém o que é viver da terra num local em que fazer isso é um crime hediondo.

Gelson Person é formado em turismo é também um empreendedor rural dos mais renomados na região, assim como vários outros que vieram do sul do país, ele acreditava no verde vibrante do Amazonas como uma forma de tornar o Brasil um país melhor pra se viver e com menos desequilíbrios regionais.

Se fosse colocar na ponta do lápis, Perso e seu irmão dariam conta de que já perderam aproximadamente 30% do capital que investiram por aqui, pois neste lugar tudo é mais difícil. Para Perso os órgãos governamentais nada fazem de bom pela agricultura local, isto ele fala de governo federal, estadual e municipal então, aí piorou tudo.

Uma mentira deslavada

Ao ouvir e ver na televisão, os falsos defensores do verde da floresta Amazônica, Perso tem vontade de quebrar o aparelho. Para ele presenciar esse tipo de gente falar que nas terras daqui nada vai pra frente, por conta de solo pobre, é uma mentira incalculável. Para atingir uma média de 64 sacas de soja por hectare no Mato Grosso, ele e seu irmão demoraram cerca de 10 anos de muito trabalho árduo enquanto aqui no Amazonas em apenas 4 anos já alcançavam marca maiores que esta. Nas terras que cultivam Perso confirma que tudo que se planta dá, e isto é uma lista grande: Ponkan, Laranja, Mandioca, Batata doce, Melão Caipira, e muito mais.

Fábrica de Ociosos

Em suas terras Perso procura trabalhar com mecanização, porém nos cantos, planta-se variedades locais, como a extensão de terra é grande, Perso deixa que extrativistas da região façam a cata do açaí, hoje a lata (cerca de 18 litros) tem valor de mercado fixado em aproximadamente R$ 12,00, sendo que um catador bem treinado consegue tirar até 20 latas num dia de trabalho, porém a grande maioria é dependente de programas sociais do governo federal e preferem viver das migalhas do governo do que trabalhar para fugir da miséria. Quando trabalham pegam apenas uma lata e vão embora, afinal o governo dá o resto! Sendo assim o que o governo tem conseguido na prática e manter o povo pobre do Amazonas na paralisia, sem perspectivas de avanço ou crescimento.

Sementes de Péssima qualidade

Houve a pouco tempo uma distribuição de sementes de arroz misturadas por parte do IDAM, com isso os agricultores receberam um produto de péssima qualidade. Pode-se ver que havia misturas de pelo menos 5 ou 6 tipos diferentes de sementes de arroz no produto distribuído. Desse jeito a agricultura do amazonas não vai pra frente. Perso também afirmou que quando foram este ano a Manaus para discutirem os problemas referentes a agricultura da região foram muito mal tratados pelo governo do estado, só a Srª Vanessa Graziotin que os tratou com dignidade. A verdade é que o governo do Amazonas vive de aparência e deixa sua agricultura no total abandono, coisa que Perso e muitos homens do campo estão esperando que mude. Se eles não mudarem mudamos nós!


Haroldo Ribeiro
http://www.amazontime.com/


.

Um comentário:

  1. (Uma resposta àquele que grita isolado num ponto encravado na amazônia: "SOCORRO,QUERO PLANTAR!")

    Tadinho desse inocente capitalista devorador de florestas! AH, TU QUE PLANTAR, É? VOLTA PRO TEU SUL. Ah, não tem mais espaço físico pra isso? Problema de vcs!Respeitem a nossa cultura de não-devastação. Chega desses sulistas trasvertidos de bons-samaritanos fingindo querer tão-somente ajudar os "miseráveis da Amazônia", empregando meia-dúzia e se achando os novos donos dessa região. Eles são como pragas de gafanhotos devoradores de florestas! Jamais se preocuparão com o nosso patrimônio maior, pois não têm vínculo nenhum com esta terra.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade