"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sábado, 11 de setembro de 2010

ELSON MORAES, UM GRITO PELA CULTURA!


Um dos maiores líderes populares da cidade, Elson Eudes Almeida Moraes, não agüenta mais com o que tem sido feito com a cultura na cidade. Elton que é Presidente da Associação do Bairro do Divino Pranto além de ser Diretor do Grupo folclórico do Seringal está inconformado, pois, segundo ele, "Humaitá está se tornando uma cidade sem cultura".

O líder comunitário afirmou que foi feita uma reunião na noite do dia 10 de setembro, e que ele não foi convidado. Se fosse só esta falta de consideração, estaria tudo bem, porém, conforme ficou sabendo, línguas afiadas afirmaram na ocasião que seu grupo no ano passado fez uma apresentação ruim, que a maioria dos componentes eram gays e o dinheiro disponibilizado não foi gasto para ser usado no Mangaba Fest.

Revoltado com tudo isso, Elson diz que a cultura da cidade está às traças, pois com a saída de Kilinho, tudo está sendo tratado como algo de terceira classe. O Mangaba Fest aconteceria no mês de agosto, mas precisamente entre os dias 23 e 27, porém com os constantes adiamentos ela deveria ocorrer neste dia 11 de setembro, entretanto com a visita do governador Omar Aziz,  foi adiado mais uma vez causando prejuízo para todos os grupos da cidade que são 6 grupos de adultos, 4 de toadas e 2 mirins.

Elson também revelou que através de um projeto feito pelo antigo Secretário de Cultura, Kilinho, foi conseguida a quantia de 106 mil Reais, que divididos dariam 8 mil para cada agremiação, no entanto, para surpresa de todos, apenas 4 mil foram liberados, o que segundo o dirigente do Seringal, só dá para cobrir um terço das despesas com o evento.

Elson também esclareceu que para levar uma rainha ao evento, só com a indumentária se gasta cerca de 1000 Reais, e, que com esse valor que foi repassado, “a prefeitura está de brincadeira com eles”. Se nada for feito pela cultura, principalmente pelos grupos genuinamente folclóricos, dentro de pouco tempo, o resto de vida cultural de Humaitá deixará de existir e a cidade será mais parecida com a Bahia e seus trios elétricos, do que suas verdadeiras raízes vindas dos serigais, beiras de rios e tradições passadas á gerações pelos que amam o verde da selva, nosso maior patrimônio.

Segundo Rony Cley Lustosa, Diretor da COHASB e que está dando uma força a cultura local, a festa desse ano vai dar um boa premiação, será no Estádio do município e contará com amplo e total apoio da estrutura da cidade.


Haroldo Ribeiro
http://www.amazontime.com/


.


3 comentários:

  1. Realmente, desde a saída do secretário Kilinho a cultura e os eventos em nosso município estão virando uma verdadeira bagunça!
    Não é desvalorizando os atuais organizadores, mas antes era muito melhor!

    ResponderExcluir
  2. É uma piada, o que esse rapaz diz, desde quando cultura, é sinonimo de festa rapaz? ta maluco, esse pessoal, que se dizem Presidentes de grupos folclorios não tão nem ai pra cultura, veja de alguns desses grupos promovem alguma atividade depois que passa o tempo de pegar dinheiro da prefeitura, me diz se algum grupo aparece depois dos meses junho, julho, não existe mais, e de ano em ano, agora estão "preocupados com a cultura de Humaitá", kkkkkkkkkkkkkkk, pare com isso, me fale pelo menos alguma coisa da cultura de Humaitá. Nunca vi um grupo desses falarem em suas apresentações algo realmente de Humaitá.pelo contrario correm aqui em Porto velho e traze, a Flor do maracujá, copiam as historias de Parintins, da licença isso é cultura? Pelo amor de Deus, se brincar eles nem sabe quem foi Francisco Monteiro Neto, Álvaro Maia, não sabem nem o significado do Nome da Cidade.
    E se observarem bem, não é cultura que preocupa ele, e sim o valor do convenio, ainda com a mentira que o Ex- Secretário criou, meu Amigo quem assina convenio é prefeito e outra o secretário era pago pra fazer o trabalho dele, ele não vez nada de graça não.
    Humaitá Nunca foi tão valorizada como agora, Acordem!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. meu amigo se dependesse do prefeito esse convenio nunca tinha existido, pois saiba que quem correu atras chama-se doutor Renato... e naum dedei... larga de puxar saco e enxerga o que realmete ta acontecendo... o prefeito naum tem a menor capacidade de correr atras de qualquer coisa... ele é simplesmente um alguem que está na frente desse municipio (por falta de opção). Existem secretarios que ganham muito mais que outros e nem por isso fazem ou correm atras de alguma coisa... não existe uma equipe de projetos que possa tá correndo atras de convenios... ja parou pra pensar o quanto estamos perdendo por naum corrermos atras de convenios e temos que assistir a um prefeito que usa um recurso totalmente oriundo do governo estadual pra ganhar meritos em cima disso ( e nem gasta tudo onde realmente deveria gastar...) e ainda tem a cara de pau de reunir os grupos no clube municipal e pedir pra que comparecessem em massa pra aplaudir o atual governador... é preciso lutar pra que a nossa cultura naum fique com efeito MONTANHA RUSSA ou seja, quando um pólitico A está no poder ela vai lá pra cima... um politico B entra e ela vai la pra baixo... e assim sucessivamente... PRECISAMOS DE UMA CULTURA QUE POSSA SER UMA CRESCENTE,algo que naum sofra influencias politicas, ou melhor, de politicos aproveitadores... (quem será que paga A CONTA dos politicos que vem "visitar" nossa cidade?) é um fato visivel que todos... TODOS os secretários são submissos aos mandos e desmandos do prefeito DEDEI... pra que então contratar especialistas da área? pra servirem de palhaços... pesquisei no diario oficial do Amazonas e descobri que o recurso do festival já ta liberado a mais de 2 meses. por que a demora na realização? e quem é o atual secretário? quem vai assumir esse festival? o que vemos é uma equipe totalmente perdida... FALTA DE ORGANIZAÇÃO = PROBLEMAS (espero tá enganado)

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade