"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sábado, 18 de setembro de 2010

MANGABA FEST, HUMAITÁ GOSTOU E APLAUDIU

Começou na noite de sexta-feira, 17, a segunda edição do MANGABA FEST, embora alguns grupos folclóricos da cidade tenham reclamado das constantes mudanças de datas do evento, tudo o que aconteceu no Estádio Municipal Arlindo Braz da Silva só veio confirmar a vocação do município em promover grandes eventos e em pouco espaço de tempo.



Com o sucesso vivido pela iniciativa um nome do grupo de Dedei Lobo se configura como peça fundamental na realização com sucesso de eventos culturais, Rony Cley. O atual diretor da COHASB tem se revezado em sua função normal e ajudado, e muito, na pasta da Cultura da cidade.



No primeiro dia de apresentações as quadrilhas mirins começaram dando o tom da festa. Nova Geração do Santo Antonio dançou como gente grande e nada deveu aos grandes grupos que se apresentaram já concorrendo aos prêmios que serão distribuídos.



Logo após o grupo de Santo Antonio foi a vez da Quadrilha Mirim de São José, que encantou a platéia falando de coisas comuns á região, e isto com muita graça e leveza. Finalizando a etapa infantil a Flormatizada do São Domingos Sávio mostrou também sua mensagem através das danças regionais e foi muito aplaudida. O apresentador mirim do grupo do São domingos Sávio errou o nome do atual Secretário de Cultura e agradeceu o apóia de Kilinho, que não é mais secretário e fez questão de não voltar atrás para se desculpar.



Quem foi ao estádio para ver coreografias bem esquematizadas e cumpridas a risca não ficou decepcionado, pois o Fogo Azul veio arrasando e foi muito aplaudido, com um grupo numeroso e bem sincronizado o fogo Azul deu motivos de sobra para se pensar em conquista de um primeiro lugar.



O Encanto Da Terra também veio com um grupo numeroso e inovou nas alegorias e caprichou na vestimenta, levantou a platéia com o gingado de seu grupo. Logo após a apresentação os membros do grupo comemoraram como se já fossem campeões, o que não deixa de ser verdade, pois todos os que chegaram ao palco já são vencedores.



Por ultimo os Filho da Selva, com um grupo mais modesto, deu o seu recado e foi acompanhado atentamente por todos. O grupo abusou de efeitos especiais e usou os cuspidores de fogo mais do que o Fogo Azul, numa dessas oportunidades uma das bandeirolas começou a pegar fogo o que foi rapidamente apagado sem maiores complicações.



Outro diferencial no Mangaba Fest deste ano foi o tratamento dado a imprensa. Os que vivem de informar a população tiveram lugar privilegiado no evento, mostrando que alguma coisa está mudando e pra melhor



No dia 18, o ultimo dia da festa revelará os campeões, mas após as apresentações dos grupos que ainda faltam: O Seringal, Os Matutos de Nossa Senhora do Carmo, Os caipiras na roça, Mocidade Independente do São José e C.O.C do centro.


Haroldo Ribeiro


.

15 comentários:

  1. o filhos da selva
    é um grupo que começou esse ano
    muitas foram as travas que eles infrentaram mas conseguiram chegar onde chegaram
    com esforço de uma grande pessoa meresedora de aplausos
    julio gonçalves
    eu na arquibancada aplaudi o grupo de pé
    o vestido da sinhazinha era o mais bonito do festival a porta estandarte entrou com muito estilo,a rainha do folclore veioi arrasando como cobra
    lindo
    embora ocoreu imprevistos mas tudo foi lindo
    eu indico a grupo filhos nda selva pra promeiro lugar no festival

    ResponderExcluir
  2. não sei como funciona as regras...tipo deveriam falorizar mais a nossa gente humaitaense...
    o Grupo ENcanto da Terra praticamente Importou o Boi-Bumbá de Guajará-Mirim...
    O SEu Apresentador era de Guajará-Mirim, poxa é um profissional em comparação com os meninos dos outros bois daqui de Humaitá... bom vejo assim, os pessonagens no minimo deveriam morar uns 3 anos na cidade...

    Michele...

    ResponderExcluir
  3. não só os os Grupos estão trazendo personagens de fora... Algumas quadrilhas, trouseram o MArcador, as roupas, coreografo, 10 pares para aumnetar a quadrilha, as alegorias,a cantora...

    será que aqui não tem gente a altura...
    somos capazes de fazer melhor...


    Viva a cultura de Humaita...

    ResponderExcluir
  4. nossa foi singular as apresentações...

    pra mim fica assim:

    FOGO Azul: DEZ em Tudo...

    e MOcidade melhor quadrilha de 2010

    ResponderExcluir
  5. Magaba fest millllllll....

    outra parte que achei legal além das apresentações foi a vai pro HUHUHHUHUHU....rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Magaba fest millllllll....

    outra parte que achei legal além das apresentações foi a vai pro PREFEITO HUHUHHUHUHU....rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. sim o grupo encanto da terra trouxe 85% personagens de fora
    o fogo azul foi bonito mas nada de inovador
    o filhos da selva fizeram uma bela abertura com nossa padroeira.
    todos os personagens que eu sei eram de humaita
    eles valorizam a população humaitaense
    colocaram as idosas pra animar a arquibancada
    as idosas monstraram que depois dos 50 ainda tem animação de sobra.
    a sinhazinha... gente olha o vestido dela foi a foto de abertura da manchete.
    a porta estandarte era pequena mas agitou o publico viram como era sua evolução .
    a rainha do folclore como disse o apresentador era filha da cobra grande e ela era uma sereia lindo ,a fantasia dela toda florada
    adorei uma verdadeira homenagem a nossa ezuberante natureza.
    a cuinhanporanga
    gente eu pensei que ela tinha caido mesmo
    mas eu como adoro criticar fui me informar do acontesido e descobri que tudo fazia parte da dramaturgia da apresentação .

    ResponderExcluir
  8. gente eu amei a tribo coreografada do filhos da selva .
    adorei o bailado principalmente a dançarina só de calçinha
    querida tava linda monstra pra esse pessoal que nos somos belas.
    gente gostei tambem da dança coreografada do grupo encanto da terra

    ResponderExcluir
  9. Os grupo de Toada estavam Lindo, nossa e as Quadrilhas sem palavras pra decifrar...

    Vejo que estar na hora de FAzer uma Federação Folclore de Humaitá...só assim terão autonomia, e fixiar a data certa para o MANGABA FEST...

    Estavam de Mais todos...

    ResponderExcluir
  10. Oh com sinceridade entre os grupos de toada eu achei o terceiro grupo o melhor nem sei direito o nome dele, mas fala sério gente!!!! Eles foram os único que não nos deixaram dormir...que pena que foram os últimos...e muita gente na hora já tinha indo embora, mas vou te contar.Eles inovaram muito cara...A sinhazinha veio de dentro de uma catedral(Acabou com as outras sonsas que mal balançavam o vestido)...O boi veio de dentro de mangabeira...(original)...A porta estandarte gente acabou com sem duvidas com as suas concorrentes pela a sua elegância vindo em cima de uma canoa e depois pulando com uma garra de não dever nada até para as Porta estandartes de parintins...(perfeita)...A rainha do flocore, completamente criativa vindo como uma cobra e depois como uma sereia e por fim como uma índia...(criativo)...A cunhã nossa que fatalidade aconteceu com aquela menina eu na verdade não vi quando ela caiu mas pessoa do boi contrário começaram a vair, e me depois vim saber que ela havia caindo...Gente mesmo acontecendo isso com ela, não lhe tirou da disputa não tá, ele em seguida veio como uma onça e depois me deus não que troço que ela fez no chão e depois caiu de pé...perfeita!gostei muito de sua evolução, pelo menos entre as demais cunhãs pra mim ele foi a melhor mesmo com aquele imprevisto...(guerreira) e o pagé que por sinal é humaitaese fez uma boa evolução, mesmo já tendo o visto em outras apresentações estando bem melhores...mas gostei sim!!!
    Por fim...sem duvidas aquele grupo deve ganhar!!!!
    Por sua criatividade, garra, e por serem guerreiros...(e tenho certeza que mesmo não lembrando o nome, sinto que ainda vou ouvi-lo muito).

    ResponderExcluir
  11. muito de estranhar o comentario esse aí de cima... não saber o nome do Grupo...sabe até quem era o Tripa do boi, o proximo passo da evolução, só vc viu o que falou... ou tinha andado pelos ensaios de tal boi...pq vai sabe de tudo assim láh pra onde o Judas perdeu as botas...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. eu concordo que os FILHOS DA SELVA foi o grupo mais criativo da festa, mesmo sendo a sua primeira apresentação no fest as gatinhas arrasaram nas apresentações e aquela menina q ficou so de calcinha? gente ela foi uma GUERREIRA não se intimidou mesmo sabendo q seria criticada a rainha do folclore deu um show sem falar das sinhãzinhas porta estandart e cunhã e aquela ideia de fazer a abertura homenagiando a nossa padroeira, maravilhoso!!!!! o fogo azul trouxe uma coriografia perfeita porem deixou a desejar nos destaques ja o encanto da terra arrasou com seus destaques, pena que os mesmos eram na maioria de fora,(guajara-mirim) deixaram de valorizar a nossa cultura. Na minha opinião deveria constar em regulamento a valorização da cultura humaitaense...

    ResponderExcluir
  13. Achei o MangabaFest de 2010 mó show!!! Todas as agremiações fizeram bonito... Mas vai a dica: penso que se é pra valorizar a cultura e o povo de Humaitá... porque trazer de fora PESSOAS pra dançar?? Penso que as roupas pelo curto espaço de tempo e que o custo para criação das mesmas é muito alto, podem vir de fora sim... Mas trazer gente pra dançar... pow... acaba sendo ateh uma desconsideração com a população humaitaense ou ainda com integrantes das agremiações folclóricas, por um momento parece até que em Humaitá não dispomos de pessoas capazes, que podem fazer bonito ou ainda melhor do que os outros de fora!!

    Valorizemos nossa cultura... mas tem q ser uma coisa que nós possamos chamar de NOSSA... NOSSA CULTURA... e não de outros lugares, com cantores, animadores, brincantes, coreógrafos que não sejam daqui.

    Felicitações aos vencedores...
    Quadrilha: MOCIDADE INDEPENDENTE DE SÃO JOSÉ.
    Grupo de Todas: ENCANTO DA TERRA.

    ResponderExcluir
  14. O fogo azul realmente deu um show lembrando ke foi pessoas da nossa cidade, nao trocou destaques de ultima hora... mas tbm deixou a desejar por alguns destaques serem muitos jovens...
    mas mesmo assim para a maioria do povo humaitaense que estava lá fogo azul é o verdadeiro campeao...

    ResponderExcluir
  15. como assim nenhum dos grupos de toadas sao novos todos eles tem kilometragem e todos sao comandados por pessoas que estao no ramo a muito tempo...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade