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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PORTO NOVO UMA GRANDE OBRA UMA GRANDE DOR DE CABEÇA

Sem dúvida uma das maiores obras que a cidade de Humaitá já recebeu foi o porto, ele já é um marco de vitória comemorado por muitos, porém o local onde ele foi construído já é uma grande celeuma que a cada dia parece mais longe de seu final.

Não se sabe ao certo que forças políticas fizeram o porto ser construído no local em que está, o que pode se ter como certeza inconteste é que ele não está no local ideal. Neste dia 02 de setembro fomos até o local e fizemos algumas imagens fotográficas e confirmamos as piores expectativas, de que vai ser muito difícil deixar o local com total segurança.

UM RIO EM FORMAÇÃO

O grande Madeira ainda está em formação, isto significa que o seu leito definitivo ainda não está totalmente definido, sendo assim, em certos lugares será necessário uma imensa obra de engenharia para poder conter sua cabeceira com vistas ao sucesso da contenção de suas encostas.

Justamente no local onde está o porto há uma coincidência com a força maior do rio quando este se enche no período das chuvas. Não é necessários ser um engenheiro consagrado para poder constatar esta realidade, basta simplesmente ir ate o posto de gasolina do Bem-te-vi, mirar para o lado da subida do rio para perceber que ele faz uma curva e que esta tem o seu ímpeto justamente onde agora está o porto.

OS PROBLEMAS DO INÍCIO

Tão logo o novo terminal hidroviário foi construído apressaram-se os primeiros problemas e preocupações. Uma das poitas (grandes pesos de concreto que seguram os flutuantes ao fundo do rio) foi arrastada com a força das águas. Não obstante toda esta demonstração de força da natureza logo após partes de sua base foram rachando e se desprendendo, logo se começou a fazer obras estruturais de emergência para salvar o que foi duramente construído.

A área em que está o terminal era um chavascal, espécie de pântano, sendo portanto um aterro instável, por esta razão este não seria um local ideal para levar a cabo uma obra tão expressiva.

O QUE ESPERAR

Se o porto novo fosse construído num pedral próximo ao terminal de soja no distrito industrial, nada do que se vê aconteceria, além do mais as ruas da cidade não sofreriam tanto com o movimento de pesados caminhões, quando sua capacidade máxima for testada.

Como estamos já usufruindo de um porto definitivamente instalado, resta confiar no engenho humano que desprezou a sabedoria do caboclo comum que não tem diploma da universidade, mas que possui a sabedoria dos mais experientes. Para que mais?


Haroldo Ribeiro


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