"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

HANDEBOL COM NOVA REGRA?


Gostaria de parabenizar a organização dos VI JOGOS UNIVERSITÁRIO DE HUMAITÁ-AM, ORGANIZADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS,  pela brilhante organização e domínio das regras na modalidade HANDEBOL.

O show de erros apresentados pela organização é surpreendente para qualquer pessoa que aprecia um bom handebol.
Segundo a Regra Oficial disponível no site da Confederação Brasileira de Handebol diz que:

Regra 2 – DURAÇÃO DA PARTIDA

2.2. Uma prorrogação é jogada após 5 minutos de intervalo, caso uma partida acabe empatada e um vencedor deva ser determinado. A prorrogação consiste de 2 períodos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto.

Se o jogo continuar empatado depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra é jogado após um intervalo de 5 minutos. Este segundo tempo extra também tem 2 períodos de 5 minutos com um intervalo de 1 minuto.

Se o jogo ainda estiver empatado, o vencedor será determinado de acordo com o regulamento particular da competição.

No caso em que a decisão é usar o tiro de 7 metros como desempate para se conhecer o vencedor, os procedimentos indicados abaixo devem ser seguidos.

Eu não sei onde está escrito na Regra Oficial que uma prorrogação pode ser decidida com um “gol de ouro”, quem fizer ganha. A organização dos VI JUH decidiu a final feminina com um gol de ouro na prorrogação.

Regra 3 – A BOLA
3.1. A bola é feita de couro ou material sintético. Ela deve ser esférica. Sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia (17:3).

3.2. As medidas da bola, ou seja, a circunferência e o peso, a serem usadas pelas diferentes categorias de equipes são as seguintes:
- 58-60 cm e 425-475 g (tamanho 3 da IHF) para homens e equipes masculinas jovens (acima de 16 anos);
- 54-56 cm e 325-375 g (tamanho 2 da IHF) para mulheres, equipes femininas jovens (acima de 14 anos) e equipes masculinas adolescentes (entre 12 e 16 anos);
- 50-52 cm e 290-330 g (tamanho 1 da IHF) para equipes femininas crianças (entre 8 e 14 anos) e equipes masculinas de crianças (entre 8 e 12 anos).

3.3. Para cada jogo, deve haver pelo menos duas bolas disponíveis. As bolas reservas devem estar disponíveis na mesa de controle para uso imediato durante o jogo. As bolas devem estar de acordo com os requisitos das Regras 3:1-2.


No entendimento da organização dos VI JUH as equipes masculinas que não aceitassem jogar com a bola feminina tamanho 2 IHF seria eliminada da competição, vale ressaltar que no momento a organização não dispunha de nenhuma bola masculina tamanho 3 IHF.


Regra 4. A EQUIPE

4.1. Uma equipe consiste em 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são os substitutos.

4.2. Uma equipe deve ter, pelo menos, 5 jogadores na quadra no começo do jogo. O número de jogadores da equipe pode ser aumentado até 14, a qualquer momento durante o jogo, incluindo o período extra.

No entender da organização dos VI JUH 2010, as equipes que não se apresentasse com 7 jogadores em quadra no inicio da partida, seria eliminada.

Eu me pergunto o que houve com a organização dos VI JUH 2010 para não atentar para as regras básicas de handebol, uma vez que a U.E.A possui o curso de graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA, no qual esses erros não poderiam ser cometidos para não tirar o brilho que existe nas partidas de handebol.
Brilho esse que foi apresentado pela equipe masculina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, que por sinal são veteranos na arte do handebol, e utilizaram da técnica e da experiência para ganhar todos os jogos disputados com um verdadeiro espetáculo.
Venceu a final disputada com o time do curso de Ed. Física da UEA, onde os jogadores da UEA fizeram questão de jogar com a bola feminina e usavam cola especial para impedir que bola escorregasse das mãos. Já o time da UFAM usou da experiência de quem defendeu seu bairro nos jogos inter-bairros e defendeu o município nos intermunicipais na década de 80.
O espetáculo foi comandado pelo Marcelo que arremessava a bola com as duas mãos para não deixar a bola escorregar e fazia os jogadores do time adversário com mão cheia de cola buscar a bola no fundo das redes. Defesas incríveis e um gol espetacular do goleiro “Chaguinha”, assim como gols de ponte aérea, e outros gols fizeram o ginásio do GM3 vibrar, e quase que esses erros cometidos pela organização dos VI JUH 2010 fossem esquecidos.
Não, não podemos esquecer esses erros grosseiros apresentados pela organização dos VI JUH 2010, assim como desconhecimento das regras de handebol por parte dos acadêmicos do curso de Educação Física da UEA. Essas falhas são grosseiras e prefiro acreditar que tanto a organização como os atletas (Ed. Física UEA) desconheciam as regras oficiais, para não ficar pior do que já estar. É melhor errar por falta de conhecimento, ser leigo nas regras, do que errar conhecendo as regras.
Penso que isso colocar em cheque a ética dos organizadores dos VI JUH 2010 e dos atletas do curso de Ed. Física da UEA por serem coniventes com os erros cometidos.
Peço desculpas se estou sendo leigo sobre as Regras Oficiais de Handebol, caso elas tenham mudado ou se a organização dos VI JUH 2010 juntamente com os acadêmicos do Curso de Ed. Física da UEA editaram e publicaram uma “NOVA REGRA OFICAL DE HANDEBOL”, por favor, me digam como posso fazer para ter acesso a ela.
Deixo o endereço eletrônico da Confederação Brasileira de Handebol.


CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ.
F318h
Federação Internacional de Handebol
Handebol : regras oficiais 2006-2009 / tradução de Sálvio Pereira
Sedrez. - São Paulo : Phorte, 2006
Atualizado em 13.02.2006
ISBN 85-7655-072-5
1. Handebol - Regras. I. Título.
06-0066. CDD 796.3102022
CDU 796.322


Autor: ANTONIO NINA, acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Amazonas.


www.amazontime.com


.

29 comentários:

  1. Não sou universitário! Mai vou fazer um pergunta a você? Os jogos Universitários são um Campeonato Profissional? Pois eu acho que não e como não é um campeonato Profissional deve existir um regulamento, onde todos os capitões de equipes devem ter lido e assinado, então você deve ter conhecimento desse regulamento e deve segui-lo independente da regra para campeonato Profissional!

    ResponderExcluir
  2. esse rapaz sempre tumultuou os jogos universitarios de humaita, vejam a vida pregressa dele e vejam se em algum momento ele procurou contribuir c o esporte em humaita!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É muito fácil qualquer pessoa vir aqui comentar sobre o que desconhece. Antes de mais nada, vocês deveriam saber, que, por mais que se trate de uma competição "não-profissional" como vocês preferem dizer, regras foram feitas pra serem cumpridas. Se a regra é aplicada de forma rigorosa pra alguns, por que não aplicá-las pra todos?

    ResponderExcluir
  4. Todos os cursos que aceitaram participar dos jogos tiveram acesso ao regulamento e as regras que estariam vigentes pra esse evento...no tempo hábil não reclamaram e concordaram em participar nas regras que estavam sendo impostas ...Porque agora vão ficar procurando motivo pra brigar ??? Fala sério,é interessante lembrar que isso é um evento para a valorização e difusão da pratica do esporte e a integração da classe dos universitarios de Humaita...e o premio maior é exatamente esse....Vamos pra lá nos divertir e não perder tempo brigando....

    ResponderExcluir
  5. O mais engraçado de tudo isso, é q só os Engenheiros e os Agronomos q resolvem tumultuarem os jogos ne. Será pq? Será que é pq eles se acham os "melhores" da universidade e não aceitam perder dos outros cursos. Regras são regras e todo ano é a mesma coisa e que sempre começa por esses mesmos dois cursos. Cheogu a hora se vcs se colocarem no lugar de voces e aprenderem a perder, pq a coisa mais fácil do mundo é ganhar no grito, na confusão pois só é isso q sabem fazer.

    ResponderExcluir
  6. OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EM HUMAITÁ ACONTECEM A 6 ANOS, E EM CADA ANO, O CURSO RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DOS MESMOS MUDA, PORÉM, SEMPRE SENDO ACADÊMCOS DA UEA, QUE FOI QUEM INICIOU ESTE EVENTO QUE HOJE JÁ FAZ PARTE DO CALENDÁRIO CULTURAL/DESPORTIVO DO MUNICÍPIO.
    ME PARECE TOLTAL NEGLIGÊNCIA ATRIBUIR AOS ACADÊMICOS DO LIBEF-UEA, QUALQUER RESPONSABILIDADE OU INFLUÊNCIA A CERCA DA ORGANIZAÇÃO OU DECISÃO A RESPEITO DOS JOGOS, VISTO QUE ESTE ANO, ESTES ACADÊMICOS SÃO MEROS PARTICIPANTES, BEM COMO OS OUTROS CURSOS.
    O CURSO RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO É O DE PEDAGOGIA INDÍGENA (sequer citado na matéria acima), E ESTE , BEM COMO A GERENTE DO NES-HUMAITÁ, NÃO TEM A INTENÇÃO DE SER PERFEITO, NEM DE REALIZAR UMA CONPETIÇÃO OFICIAL, O OBJETIVO DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS,(QUE ESTÁ BEM CLARO NO REGULAMENTO) É PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE OS ACADÊMICOS DOS DIVERSOS CURSOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR INSTALADOS NESTE MUNICÍPIO.
    ESTE OBJETIVO VEM SENDO ALCANÇADO, POIS VEMOS UM GINÁSIO DE ESPORTES LOTADOS, E EQUIPES, QUE QNDO PENALIZADAS (como no caso dos WxO de futebol de campo), RECONHECENDO SUAS FALHAS E CORRIGINDO-AS IMEDIATAMENTE.
    SE UM CURSO ABANDONOU A COMPETIÇÃO POR SE REVOLTAR COM O FATO DE O REGULAMENTO SER CUMPRIDO E ABANDONOU A COMPETIÇÃO, ISSO NO MEU PONTO DE VISTA PESSOAL, SÓ DEMONTRA A IMATURIDADE DESTES ORGANIZADORES, QUE TOMARAM TAL DECISÃO SEM CONSULTAR OS REPRESENTANTES E OS ATLETAS DAS OUTRAS MODALIDADES QUE NÃO COMPARTILHAVAM DO MESMO PENSAMENTO.
    SENDO ASSIM, PREFIRO ME PAUTAR EM EQUIPES, COMO BIOLOGIA E QUÍMICA E EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFAM, QUE TEÊM NOS EFEITO SINCEROS ELOGIOS EM RELAÇÃO A REALIZAÇÃO DOS VI JOGOS UNIVERSITÁRIOS.

    ResponderExcluir
  7. Meus Pais me ensinaram a não falar com estranhos, só que eu sou teimoso e vou responder os comentários feitos por anônimos, e acredito que posso chamá-los do nome que eu quiser, então chamarei:
    O anônimo 16/11/10 19:24 de ‘Futuro (a) Universitário (a).
    Não precisa ser universitário (a) para saber que todo campeonato profissional ou não tem um regulamento onde deve conter as regras básicas da modalidade a ser competida, para haja coerência e respeito aos atletas e ao público que acompanha o campeonato.
    Sim, o VI JUH 2010 tem regulamento e consta que em caso de empate na modalidade HANDEBOL, o desempate seria com tiros de 7 metros, e isso não foi obedecido na final feminina, onde utilizaram o “gol de ouro”...ISSO NÃO CONSTA NO REGULAMENTO.
    Também não consta que as equipes masculinas são obrigadas a jogarem com a bola feminina – nesse caso não é preconceito, é coerência e responsabilidade – pois mudar a bola de handebol masculina pela feminina coloca a integridade física do atleta em risco de distensão muscular ao arremessar a bola feminina por ela ser leve e pequena, ou uma lesão no rosto (olho, nariz ou boca) pois o atleta está acostumado com o posicionamento das mãos para recepção da bola masculina que é grande e pesada, na ocasião a bola feminina pode passar por entre as mãos do atleta e atingir o rosto, entendeu minha preocupação?
    Confesso que cheguei a pensar em me arrepender de ter saído dos VI JUH 2010, mas depois de assistir as partidas de handebol, percebi que mais uma vez fiz a escolha certa. Eu não aceitaria em hipótese alguma jogar com a bola feminina, treinei durante 1 ano com a bola masculina e seria PATÉTICO jogar com uma bola feminina.
    No regulamento não consta as regras básicas de handebol e quando a organização foi questionada a resposta foi: “...é dever de todo atleta conhecer as regras da modalidade que vai competir; qualquer dúvida a biblioteca da UEA tem o material utilizado pelos alunos do curso de Educação Física, passa lá”.
    Como você pode perceber, eu tinha conhecimento do regulamento do VI JUH 2010, só não sabia da NOVA REGRA DE HANDEBOL inventada pela Organização, esqueci de ir à biblioteca da UEA,....... GRAÇAS A DEUS.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  8. O anônimo 16/11/10 20:55 me conhece, isso é bom, então ele (a) deve saber que cada um conhece o Antonio Nina que merece. Sr. ou Sra. “VIDA PREGRESSA”, EU participei de alguns jogos interescolares em Brasília na modalidade handebol, jogava pelo Colégio Agrícola de Brasília, e aqui em Humaitá, participei de três jogos universitário (2006, 2008 e 2009) e sou TRI -CAMPEÃO pela Engenharia Ambiental – UFAM, NA MODALIDADE HANDEBOL.
    Se torcer e apontar os erros grosseiros, é tumultuar, então eu sou um tumultuador. Não usei palavra de baixo calão, não usei gestos obscenos, e também não briguei com ninguém, apenas me vesti de palhaço para representar o VI circo universitário que tinha se tornado os VI JUH 2010, se isso é tumultuar, então sou um tumultuador e palhaço.
    Quanto a minha vida “pregressa”, se você se refere ao meu envolvimento com drogas lícitas e ilícitas – sim eu me lembro – e não desejo isso para ninguém, principalmente para você. Eu entrei e consegui sair, agora você...por favor não tente. Só para te deixar atualizado (a), eu estou completando hoje exatamente 3 anos, 4 meses e 14 dias SÓBRIO, e fico muito triste em saber que muitas famílias estão sendo destruídas...mas me coloco a disposição para ajudar na medida do possível...se por acaso algum usuário esteja lendo isso...lembre-se você é muito especial para DEUS...não deixe nada nem ninguém dizer o contrário.
    Quanto a minha contribuição para o esporte em Humaitá, reconheço que não tenho contribuído diretamente pois o handebol é uma modalidade esquecida no município, ainda bem que ainda existe o futebol, e como futebol não é minha praia eu deixo para quem entende como por exemplo o PAULO SILAS E SUA EQUIPE que venceram o campeonato de futebol Humaitaense (PARABÉNS PAULO SILAS).
    Agora eu te garanto que estou contribuindo indiretamente com o esporte em Humaitá, pelo menos na modalidade handebol, eu treino toda terça-feira das 19:15h as 21:15h no GM3 e ensino as regras básicas e técnicas de jogo para meus amigos e pessoas que vão lá treinar, aparece lá para a gente te conhecer – é de graça. Quem sabe você aprende as regras de handebol e me ajuda a combater esses erros grosseiros e deixa a vida pregressa das pessoas fora do assunto (regra de handebol).
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  9. O anônimo 17/11/10 10:35, Sr. ou Sra. “VALORIZAÇÃO”
    Como vamos “VALORIZAR E DIFUNDIR A PRÁTICA DE ESPORTE” com regras estúpidas e grosseiras. Isso é uma afronta ao atleta que se dedicou e se preparou para competir dominando o mínimo da regra básica de handebol.
    No regulamento não consta as regras básicas (estou falando de regras básicas) de handebol, e quando a organização foi questionada sobre as regras a resposta dada foi: ““...é dever de todo atleta conhecer as regras da modalidade que vai competir; qualquer dúvida a biblioteca da UEA tem o material utilizado pelos alunos do curso de Educação Física, passa lá. Ainda bem que não passei lá...eu acompanho as regras da Confederação Brasileira de Handebol; não domino toda a regra mais o BASICÃO PRA NÃO PASSAR VERGONHA...EU CONHEÇO.
    Imagina só...te convido para participar de um campeonato ou torneio de futebol e na hora do jogo você fica sabendo que pode fazer gol com a mão...Ih!!! foi mal...o MARADONA fez um gol com a mão na copa de 1986 (quarta de final - ganhou de 2 a 1 da Inglaterra. É, às vezes as regras são burladas, mais me diga o gol do Maradona foi ou não foi um erro grosseiro?).
    Só mais uma observação, eu não estou brigando, estou apenas comentando...brigar para mim é outra coisa...estou expondo minha opinião, goste você ou não; porém com respeito ao leitor, pois estou me identificando. Acho melhor você repensar sobre seus valores ao falar de “ ...valorização e difusão da prática do esporte...”. É esse o valor que você quer passar? Falar e não assumir a autoria – isso meu pai me ensinou como FALSIDADE. O que o meu pai me ensinou foi:” SE FALOU ASSUMA, SENÃO CALE-SE”.
    DISCREI!!! DESCULPA, mais eu não faço a menor questão de te conhecer, de gente falsa eu já estou tentando me livrar.
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
  10. JESSICA ELLEN, você não é aquela aluna de Engenharia Ambiental da UFAM que não sabia para onde ia esse tal handebol? E depois que começou a treinar e a conhecer as regras básicas e técnicas de jogo, participou do V JUH 2009 e foi campeã com um gol de tiro de 7 metros que VOCÊ FEZ, olhando para o canto esquerdo, mentalizando e arremessando a bola no canto direito não dando chance nem para a goleira se mexer – é eu assisti esse jogo, eu o chamei de: “ENFRENTANDO GIGANTES”, pois as adversárias eram as favoritas.
    Por favor passe longe das regras de handebol utilizadas pela organização dos VI JUH 2010, caso eles tentem te enfiar guela abaixo...vomite urgentemente.
    Um grande abraço
    DEUS TE ABENÇOE
    _____________________________________________________________________

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo 17/11/10 19:50
    Eu aceito perder, mas dentro das regras...eu jamais aceitaria em hipótese alguma jogar handebol com bola feminina, eu me coloquei no meu lugar...não participei e não participo mais dos jogos promovidos pela UEA pois eles não jogam dentro das regras básicas.


    ____________________________________________________________

    ResponderExcluir
  12. profª Rose
    Segundo a organização dos VI JUH 2010, os alunos do curso de Ed. Física seriam os responsáveis pelas regras (eu estou falando de handebol – das falhas das regras de HANDEBOL) onde o time de Biologia e Química foi favorecido com gol de ouro, as outras falhas não são do meu interesse, assim como a sua falha sendo mesária do jogo de vôlei que tinha uma equipe representando a UEA...se não me engano a Senhora teria que ficar neutra...viu o jogado da ambiental usando calção com bolso e não parou o jogo e avisou o árbitro...avisou o time da UEA após a derrota no braço e não no grito para Engenharia Ambiental...Parabéns pela Ética esportiva.

    ResponderExcluir
  13. Dentre todas essas discussões que são feitas pelos erros da comissão organizadora dos jogos digo que quando uma organização a erra deve ser digna de dizer que errou e não expor os cursos tanto da UFAM quanto da UEA ao ridículo, tem muita gente falando que as ENGENHARIAS (cursos) da UFAM só querem brigar, mas acho que estão errados por que quem não quer ganhar eu não vi ate hoje nos jogos tanto das equipes (cursos) da UFAM e nem da UEA não lutarem pelos seus direitos, o que nos acadêmicos temos que nos atentar e pelas políticas publicas que estão sendo vedadas por que muitos de nos ficamos discutindo sobre jogos, pois já tem colegas nossos formados trabalhando de atendente de balcão de loja, empregada domestica e outras funções que não são aquelas que estes acadêmicos foram instruídos durante a sua vida acadêmica.
    Não concordo com a participação de diretores na organização de jogos, acho sim que eles devem apóia na logística, pois o que essa mulher ta fazendo e uma brincadeira ela só pode achar que e a rainha da cocada. Quem deve organizar e os alunos, se a LIBEF-UEA não teve responsabilidade em organizar os jogos do ano passado ninguém deve passa a mão na cabaça deles não isso ficar de exemplo para os outros cursos para que quando quiserem realizar jogos devem honra com seus compromissos e se organizar por que não vai ser o nome de A ou B que as pessoas falam não e o nome do curso por isso participem das discussões dentro de seu curso e de sua opinião para depois não paga pelos outros.
    neyzinho

    ResponderExcluir
  14. O regulamento é pra ser seguido sim, o problema é q ja tinha quebardo o regulamento pra educação fisica da ufam poder participar por ter c inscrito fora do prazo, e permitiram a participação de um atleta do libef q chegou atrasado no polêmico jogo entre engenharia e libef, e assim mesmo participou da partida, e ainda esse mesmo atleta tbm estava com um calção com bolso, e foi avisado pela coordenadora pra naum entrar em quadra assim......pq só p engenharia q o regulamento tem q ser cumprido a risca?
    sobre a questão dos engenheiros e agronomos, vejam c algum outro curso tem pelo menos a metade dos titulos q estes dois tem?
    treinem...treinem...quem sabe um dia vcs ganhem da gente, pq por enquanto ta dificil!!!

    ResponderExcluir
  15. Sobre o anonimo q questionou o passado da vida do amigo Antonio Nina, coloque seu nome ai pra vermos o seu passado, c toca cara, cuide da sua vida!!!

    ResponderExcluir
  16. Será que o ANTONIO NINA sabe mesmo a regra do Handebol? Ou ele usou o GOOGLE para pesquisar e colou na matéria acima descrita! E o nosso amigo Edilso (Klinge) deve tomar muito cuidado antes de ficar ameaçando as pessoas, pois é só um jogo! Como disse no primeiro recado não sou Universitário, e pelo forma que vocês reagem, por apenas um jogo, nem quero ser!!!!!

    ResponderExcluir
  17. TU Q TA DEFENDENDO O CONFUSEIRO DEVE SER DA LAIA DELE NÉ!!!!

    ResponderExcluir
  18. EI GALERA...EU ESTOU FALANDO DE HANDEBOL...DE 3 ERROS GROSSEIROS, OU MELHOR 2 ERROS ( “O GOL DE OURO” E A “TROCA DA BOLA”); O RESTO É POR CONTA DE VOCÊS... QUEM ACHA QUE EU NÃO SEI REGRA DE HANDEBOL PASSA LÁ NO GM3 TERÇA FEIRA 19:15 HORAS, POSSO NÃO SABER TUDO ... MAS BÁSICÃO EU SEI, EU POSSUO ALGUNS LIVROS NA CABECEIRA DA MINHA CAMA E A REGRA DE HANDEBOL É UMA DELAS, E SE EU ENTRO NO GOOGLE PARA PESQUISAR...TOME COMO EXEMPLO E FAÇA O MESMO...QUANTO AO ANONIMO QUE NÃO É UNIVERSITÁRIO...ELE PODE ENTRAR NA UNIVERSIDADE E NÃO PARTICIPAR DOS JOGOS, SÓ QUE PARA ISSO PRECISA PASSAR NUMA PROVA, SEJA ELA DO ENEN, VESTIBULAR, SEJA O QUE FOR...QUANTO AO MEU AMIGO NEYZINHO...EXISTE HORA PRA TUDO...E O MOMENTO AQUI É REGRA DE HANDEBOL E NÃO POLÍTICA PÚBLICA, SINTO MUITO PELAS PESSOAS QUE CONCLUIRAM O CURSO E NÃO ESTÃO EXERCENDO A FUNÇÃO A QUAL SE HABILITOU...PARA ISSO ELA TERÁ QUE CONSEGUI UMA VAGA NO SETOR PRIVADO OU ORGÃO PÚBLICO, NO ÚLTIMO CASO ELA TERÁ QUE PASSAR NUM CONCURSO,,,AI JÁ NÃO É PROBLEMA DE POLÍTICA PÚBLICA E SIM DE ESTUDAR...VALEU.
    DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  19. PROF. ROSE
    NÓS SOMOS UMA SÓ EQUIPE... “A EQUIPE DE ENGENHARIA AMBIENTAL DO IEAA/UFAM” APARTI DO MOMENTO QUE A COMISSÃO DA ENG. AMB. DECIDIU SAIR DOS JOGOS, TODOS SAÍRAM JUNTOS, POIS É UMA EQUIPE...E NÃO O TIME A, B, OU C DE ENGENHARIA E SIM UMA EQUIPE FORMADA POR ATLETAS PARA DISPUTAREM AS MODALIDADES. SEI QUE TINHA ATLETA QUERENDO JOGAR ASSIM COMO EU...ELES PODERIAM JOGAR...PORÉM...NÃO ERA PERMITIDO USAR O NOME ENGENHARIA AMBIENTAL. É ASSIM QUE SE CONSTITUI UMA EQUIPE...ERRA UM, ERRA TODOS...GANHA UM, GANHA TODOS.
    JÁ NO CASO DOS CURSOS DA UEA...NÃO POSSO DIZER O MESMO.

    ResponderExcluir
  20. BUÁÁÁÁÁ.....BUÁÁÁÁÁÁÁ
    SÓ CHOROS E LAMENTAÇÕES

    ResponderExcluir
  21. BUÁÁÁÁÁ.....BUÁÁÁÁÁÁÁ
    SÓ CHOROS E LAMENTAÇÕES

    ResponderExcluir
  22. (jordana)
    Um absurdo, isso que digo. Infelizmente quando eu perguntei a um dos arbitros o pq do gol de ouro ele simplesmente respondeu,"Para ser mais rapido." Não sei se todos partilham do mesmo pensamento, mas digo que podemos ser independentes da UEA p organizar os jogos, muito bom eles organizaram esses anos anteriores, mas ja chega de sermos prejudicados pelos erros deles. Vamos juntos iniciar uma nova era. I jogos internos da UFAM, vamos ser juntos o diferencial nos jogos.

    ResponderExcluir
  23. Ao anonimo q afirmou q eu ameaçei alguem, prove!!! e seja homem d assumir oq vc diz, coloque seu nome ai, pois acusar os outros e ficar no anonimato eh facil neh, e por favor viva a sua vida e deixe a minha em paz, eu apenas defendo o meu curso, e c vc naum eh universitario talvez seja pq naum tenha competencia pra tal, passar bem.

    ResponderExcluir
  24. Primeiramente Nina parabéns pela coragem de escrever sobre os erros grosseiros da comissão organizadora em relaçao ao Handebol! Sei que não pe um campeonato profissional, mais se tem regra por que azer diferente....As pessoas que leram e estão falando contro o amigo ...tem que urgentemente fazer reciclagem. Faça uma aula de interpretação de texto, o Nina esta falando apenas dos erros relacionados a o que ele entende. Não dos outros que foram um absurdo!
    Por isso eu digo se no Brasil tivesse pessoas que falam o que pensa o pais não estaria do jeito que esta!
    Nina continue assim, e saiba o que importa e o que Deus pensa de vc e saiba q ele te ama brother..AbraçO...AlOoHhAaa!

    ResponderExcluir
  25. DEPOIS Q ENGENHARIA SAIU DOS JOGOS NAO CONSIGO MAS DORMIR, ACHO Q VOU MORRER DE DEPRESSÃO!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  26. BELO EXEMPLO DE APLICAÇÃO DAS REGRAS OFICIAIS DE HANDEBOL QUE SE APRESENTOU NESTE DOMINGO NOS JOGOS INTERNO DA UFAM!!!!!RSRSRSRS QUE VERGONHA!!!!!
    E DEPOIS OS JOGOS UNIVERSITÁRIOS É QUE SÃO MAL ORGANIZADOS....KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    JOGOS INTERNOS DA UFAM: UMA PIADA!!!!!

    ResponderExcluir
  27. resumindo tudo isso...esse antônio nina é um zé mané

    ResponderExcluir
  28. Caramba... não sabia que isso aki tinha chegado a tamanho ponto. Se posso comentar algo, simplesmente pelo fato de ter jogado 6 Anos pela confederação Matogrossense de Handebol e ter dado treino pra 2 times (incluindo o meu), ser melhor atleta em 21 municípios do norte do MT (um dos lugares de maior qualidade atual no handebol brasileiro), se é por mérito ou por conhecimento, me deixem dizer alguma coisas (que fique claro que só informei como eu ERA visto no MT porque a maioria dos comentários acima colocam méritos pessoais): primeiro, gente o Antonio tá certo e pronto, infringir regras de transito dá multa, no xadrez dá penalidade, em qualquer lugar, saindo das regras ("leis") vc está fora da lei. Então, mesmo sendo "amados" temos que usar a regra oficia da IFH (Federação Internacional de Hand).

    ResponderExcluir
  29. (continuação)Segundo lugar, Academicos de Agro e de Eng são acadêmicos, iguais ou semelhantes aos que criticaram seja por serem organizadores ou seja simplesmente por não irem com a cara de uma pessoa que é guerreira, que tem coragem de mudar, então antes de crítica não construtiva, tire a trave do seu próprio olho (por favor, não se ofendam pq não é esse meu objetivo). Gostaria de aprender regras de handebol melhor com algum dos que comentaram falando mal de post, por favor, venham me encinar, porque pelo que vi, em momento algum o Nina direcionou a uma pessoa o erro e ainda tentou ajudar sim, mostrando o certo. Espero que eu tenha colaborado com algo e estou disposto a tirar dúvidas a respeito de hand. Obrigado por ler. Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade