"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dente por olho




Depois de perder a visão após a explosão em que alumínio
 líquido foi liberado Robert McNichol um irlandês, viu suas esperanças renascerem através de um dente de um filho seu. Este procedimento faz com que a raiz do dente funcione como um duto que faz conecção a um cilindro ótico, permitindo, em certos casos que o paciente volte a enxergar.

Os primeiros médicos afirmavam que Robert jamais voltaria a enxergar, mas um professor da Universidade de Nottingham, na Inglaterra o mandou procurar o Dr. o cirurgião Christopher Liu, do Hospital do Olho de Sussex, em Brighton.

Após a realização da cirurgia conhecida como Odonto Kerato Prosthesis (OKPP, na sigla em inglês), que consiste em implantar na cavidade ocular uma prótese criada com a raiz viva do dente acoplada a um cilindro ótico. Esta prótese funciona como uma nova "ponte", capaz de sustentar a lente intra-ocular, que substitui a córnea danificada do paciente.

Realizada pela primeira vez na década de 60 na Itália, a OKPP é indicada em casos nos quais o transplante de córnea convencional não soluciona o problema de visão do paciente.

A porta-voz do Hospital do Olho de Sussex disse à BBC Brasil que apesar de rara, a cirurgia já foi realizada pelo médico várias vezes e que ele é um especialista neste tipo de implante.

De acordo com o Independent, estima-se que o custo do procedimento cirúrgico na Grã-Bretanha seja de aproximadamente 40 mil euros (R$100 mil).

Antes da operação, McNichol foi alertado pelos médicos que ele teria 65% de chances de voltar a enxergar depois da cirurgia.

"A aparência não é muito boa, na verdade. Eu pareço o 'Exterminador do Futuro', mas não me importo", afirmou o paciente ao jornal.


Haroldo Ribeiro
fonte: BBC Brasil
http://www.amazontime.com/


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade