"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fruta no pé, fome na barriga

A fome é um problema que ataca crianças e adultos no Brasil e no mundo,
 mesmo com os avanços pregados pelo governo Lula, depois de oito anos muita coisa ainda não mudou por aqui. O que é mais grave, porém é o fato de que a culpa muitas vezes não recai sobre o governo. O povo tem culpa também.

Em cidades de pequeno porte como Humaitá isto se pode ver com facilidade, pois em todos os lugares que se vai existe uma árvore frutífera pronta para ser colhida, entretanto ninguém recolhe os frutos, ou por preguiça ou por vergonha de pedir, e a fome ou nutrição inadequada toma conta de milhares de pessoas que poderiam ter um destino diferente se simplesmente tomasse uma atitude.

Agora, fevereiro é tempo de goiaba, os pés estão carregados de frutos, dá até pra escolher, goiaba branca ou vermelha, é de graça, mesmo assim difícil encontrar quem recolha para fazer doces, geléias ou mesmo consumi-la em forma de sucos ou in natura. Acerola é outra fonte de vitamina C ,riquíssima, porém jogada fora por estas bandas. A lista segue de forma infindável com, cupuaçu, açaí, tucumã, mangaba, bacaba, manga, coco, caju entre outras.

Dificilmente alguém nega a quem pede para entrar no quintal e colher os frutos maduros, porém as pessoas preferem comprar maçãs, goiabas e mangas no supermercado, ou então tomar um suco feito com pó químico ou um refrigerante bem gelado, isso faz parte da política do menor esforço, pois para retirar o fruto do pé e depois fazer um suco dá trabalho, e trabalho é o que muita gente menos quer fazer.


Haroldo Ribeiro


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade