"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sem teto invadem terras no Andaraí

O déficit habitacional em Humaitá, por incrível que pareça ainda é grande.
A palavra incrível da frase anterior se justifica pelo fato de estarmos no estado com menor densidade habitacional do país e uma das menores do mundo. São Paulo, que é o estado mais avançado da nação tem uma densidade de 166 habitantes por quilômetro quadrado enquanto no amazonas a relação é de 2.21 por quilômetro quadrado, semelhante a da Austrália (IBGE, 2010). Mesmo tendo terra a “doidado”, neste, 23, mais de 100 moradores se reuniram numa área aparentemente abandonada e começaram a demarcar lotes para fazerem um loteamento, até agora clandestino.


As terras ficam no fim do Bairro do Andaraí, que ainda pertence ao São Domingos Sávio. É uma área bem ampla próxima ao conjunto do Beem. Os sem teto invadiram o local, derrubando a mata fazendo fogueira e demarcando cada um o seu território.

Nos depoimentos que colhemos descobrimos moradores insatisfeitos com a atual condição e em busca de melhores condições de vida. Um deles afirmou que já tinha terreno e só queria dar um pedaço de terra para o filho que casou e está ainda com ele. Uma senhora afirmou que soube da distribuição depois, e quando chegou já não havia muita coisa para se pegar. Ela também disse que alguns demarcaram mais de cinco lotes, aproveitando a movimentação, enquanto ela está chupando o dedo.

Dois nomes da política de Humaitá estiveram no local, Herivâneo Seixas pela manhã e Riça Junior a tarde. O movimento está cada vez mais organizado, e segundo informações dos líderes dos sem teto, a propriedade em disputa não tem escritura definitiva e ainda por cima não tem as dívidas com IPTU pagas.

Com certeza os donos irão se mobilizar por seus direitos possessórios, porém o que não se pode de forma alguma justificar é um estado como o Amazonas não ter casa para sua gente, com tanta terra sem ninguém. Ops! Sai daí que tem dono!


Haroldo Ribeiro


.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade