"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Túmulos da cidade são restaurados e contam história

Por trás da sepultura que foi reformada através da ação do vereador Carlos Evaldo Terrinha,
 um dos maiores incentivadores da elevação da história de Humaitá – Amazonas ao status que ela merece, está um nome que só é conhecido por muitos por dar nome a uma das ruas mais famosas da cidade, a Monteiro.

O Comendador José Francisco Monteiro resolveu se estabelecer por estas bandas no ano de 1869, mais precisamente no dia 15 de maio daquele ano. A princípio ele montou acampamento num lugar chamado Rio Preto, porém o lugar era suscetível ao ataque dos índios que vinham pelo rio e costumavam dar bastante prejuízo.

Por conta desse grande problema Monteiro resolveu vir para o local onde hoje está a cidade de Humaitá, pois por ser mais alto permitia observar qualquer tipo de movimento que viesse do rio, pois esta era a “estrada” costumeira dos ataques dos índios.

A localidade já teve nomes como Pasto Grande, Freguesia de São Francisco, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Beem de Humaitá e por fim Humaitá (Pedra preta).

Ao lado da sepultura de José Ximenes Monteiro está o túmulo de sua esposa Matilde Francisco Monteiro que não deixou de estar ao lado de seu marido nem na hora da morte.



Haroldo Ribeiro
http://www.amazontime.com/
 
 
.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade