"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uma atitude de ouro

Edmee Brasil, Pres. da Câmara lutando pelos garimpeiros

Uma conquista grandiosa para os extrativistas,


sabendo-se que a borracha (ouro branco da Amazônia) que era a grande riqueza por estas bandas já não existe mais com o glamour de outrora e que foi sendo substituída pela castanha do Brasil, pelo açaí, mas que, porém não suprem a necessidade econômica da região de forma contundente.

O ouro passou a ser a verdadeira fonte de progresso genuíno aos povos amazônidas . Apesar de ser sazonal, esta fonte imensa de riqueza precisou de uma imensa batalha para ser regularizada no sul do Amazonas. Os trabalhadores do ouro faziam a sua lida com um temor desmedido, pois a qualquer hora do dia ou da noite fiscais do IBAMA, policiais da PF que prendiam e aprendiam materiais de trabalho sem dó nem piedade.

Foi preciso então que alguém se levantasse em defesa desta gente humilde e trabalhadora para quebrar alguns paradigmas que o então presidente da Câmara de Humaitá na época José Edmee Brasil resolveu defender esta bandeira e sair a luta pelos extrativistas minerais.
A visão que os burocratas de Brasília tinham dos garimpos do Madeira era de local de prostituição infantil, ambiente de chacinas e de desrespeitos freqüentes ao meio ambiente.

Edmee foi até lá e conseguiu provar que os garimpos daqui eram feitos com gente de família, digna e que o empreendimento era de vital importância para o desenvolvimento da região como um todo, assim foi recebido pela então Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (na foto) que o ouviu e mandou uma equipe composta de mais de trinta pessoas que visitou os garimpos constatando a veracidade das informações. Isto fez com que a atividade fosse regulamentada por aqui e muitos pais de família conseguiram mudar suas realidades.

Sobre este fato afirmou Hamilton Gadelha (Ex-secretário do Meio Ambiente e atual Secretários Extraordinário do governo do Amazonas)
“A participação do então presidente da Câmara de Humaitá José Edmee Brasil, foi muito importante nessa conquista (Regularização do garimpo). O Edmee foi parceiro na mobilização dos garimpeiros no apoio a Equipe de técnicos.  Câmara de Humaitá foi a principal aliada da SDS para tudo isso se realizar, o Edmee é um político de visão”

Fred Cruz (humaitaense que já foi secretário de estado, autor de vários livros como e Funcionário de carreira da DNPM. Autor do projeto de autorização)
“O Edmee é um humaitaense nato, meu conterrâneo de valor, quero agradecê-lo pelo apoio logístico, e Humaitá será um exemplo para o mundo. O Edmee foi um bom parceiro, não mediu esforços para o sucesso desse evento.

Virgílio Viana (Ex-secretário de Meio Ambiente do Amazonas e atual presidente da Fundação Amazonas Sustentável)
“Humaitá e Manicoré largaram na frente... Foi um sucesso, quero agradecer às autoridades locais, o prefeito, os vereadores e o presidente da Câmara Edmee Brasil que foi um grande parceiro e não mediu esforços. Obrigado!

Assim, na história recente de Humaitá está gravado no coração de todos aqueles que tiram do seio da terra ou dos barrancos do rio o precioso metal dourado um grande muito obrigado a Edmee Brasil que defendeu esta atividade como nenhum outro.

Haroldo Ribeiro
www.amazontime.com


.

5 comentários:

  1. não entendi o porque da noticia, ele vai ser candidato a prefeito??

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedora a matéria exposta a cima, pois dá os méritos pra quem realmente sempre defendeu as causas da população s/ pensar em retorno político.E realmente seria uma boa ele ser candidato a prefeito ou a qualquer outro cargo político. Continui assim Edmee Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Ñ sabia disso...eh bom q a nossa cidade tenha pessoas q se preocupam c/ as causas do povo!!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos parar de ser tendecioso, e publicar os comentários. Em nome da democracia!

    ResponderExcluir
  5. É muito bom que tenhamos pessoas interessadas em melhorar a vida sofrida dos extrativistas da nossa região. A luta do Edmee Brasil em favor desta classe trabalhadora foi de grande importância, mas seria muito bom se ele desse continuidade e lutasse para que estes trabalhadores pudessem ser amparados pelo seguro desemprego após o término do período de extração do ouro, pois os mesmos pagam uma taxa mensal para a associação dos garimpeiros e não recebem nenhum benefício durante o longo período em que ficam sem trabalhar. E mais, mesmo sem trabalhar os garimpeiros são obrigados a continuar pagando a mensalidade. Então Sr. Edmee verifique junto aos orgãos competentes porque os garimpeiros não tem os seus direitos de trabalhadores amparados por lei, assim como os pescadores. (só para citar um exemplo).

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade