"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Gente de bem que incentiva à leitura, Humaitá tem!


           

             Marcos Antonio Braga Dias, 30 anos,
este humaitaense de valor, que trabalha numa lanchonete em frente ao Banco da Amazônia, passa batido em várias ruas da cidade, poucos sabem do seu grande empenho pela melhoria da sociedade, pois os bons exemplos quase sempre não chegam ao grande público. Em 21 de janeiro de 2009 ,ele começou um projeto que mudaria a história de muitos cidadãos daqui e ainda de quebra a sua própria também, ele criou com recursos próprios uma biblioteca a quem denominou “Pérola do Conhecimento”. A princípio ela alcançou o Bairro da Olaria. Com esta iniciativa ele atingiria as crianças, jovens e adolescentes que a partir daí poderiam desfrutar de ótimas leituras, e assim, ganhar o mundo e vencer todas as barreiras.


            O jovem idealista começou a sair a caça de livros, outros ele comprava com os próprios recursos e ainda outros ele tirou de seu próprio acervo. O tempo passou e em julho de 2009 Marcos participou do primeiro concurso público do PRÓ-ARTE (Programa de Apoio às Artes) promovido pelo governo do estado, através de sua Secretaria de Cultura, ele inscreveu-se sendo o único aprovado na categoria Incentivo à Leitura - Mania de ler. Como prêmio recebeu dois mil reais e uma caixa-estante contendo oitenta e nove  exemplares de vários livros além de um belo troféu. Em outubro de 2010 concorreu novamente sendo outra vez contemplado como o único na categoria em todo o estado e recebeu seu segundo prêmio em dinheiro, desta vez na cifra de três mil reais além de outra caixa-estante com setenta e oito livros e mais outro troféu, esta nova premiação deu-se no dia 28 de novembro às 20h00min no Teatro Amazonas, numa cerimônia bastante concorrida.


            Com os valores recebidos melhorou a condição da biblioteca e ainda abriu outra unidade no Bairro de São Francisco onde conta com a ajuda de mais três voluntários para servir a população sedenta de conhecimento. Este é Marcos Antonio Braga Dias, um exemplo a ser seguido, um nome que deve ser lembrado hoje e sempre.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade