"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Onças andando no meio da rua, jacarés nadando com as pessoas. Será?


            Está na hora de dar um basta na velha história,
contada até mesmo em solo nacional de que cidades do Amazonas vivem como se fossem lugares isolados, sem tecnologia ou energia. Basta!
            Já estou por estas bandas há mais de cinco anos e o que presencio é uma cidade que tem problemas, mas que não é diferente das demais do país. Existem muitas pessoas mal intencionadas que divulgam uma imagem que não corresponde à realidade do que de fato é Humaitá, bem como outras cidades do interior do estado.
            Para começar temos internet, que ainda não se pode chamar de banda larga, mas que dá acesso a redes sociais, downloads e outros serviços acessados em qualquer lugar civilizado do mundo. Nossos jovens são aficionados por tecnologias, gostam de conversar por SMS, têm Facebook, ORKUT e Twiter, alguns gostam e jogam vídeo game, os que não tem condições de ter um aparelho de última geração alugam espaços em lugares próprios para isto.
            Na questão de energia elétrica, desde que moro por aqui, e isto já faz uns cinco anos, nunca presenciei uma falta de energia por mais de algumas horas, para ser mais preciso, em ocasiões, bem poucas houve rodízios que não demoravam mais que duas horas, e só aconteciam por problemas em motores geradores( nossa energia ainda é fornecida através de motores a diesel) que exigem gente especializada de Manaus para arrumar. Atualmente se um problema for de grande proporções um técnico vem de avião fretado para realizar o reparo; resumindo, nossa energia pode não ser das melhores, mas dizer por aí que não temos energia ou que ela chega a ficar três dias sem funcionar é no mínimo uma grande mentira.
            Nossas cidades não são diferentes de outras no mundo. Temos comércio e gente que enriquece ou quebra com ele, lojas diversas fazem parte do cenário urbano, faculdades, temos duas com diversos cursos, escolas temos boas, médias e ruins como em qualquer lugar do mundo. Bons profissionais em diversas áreas, gente que não vale nada, tudo na normalidade, ou por acaso existe um lugar perfeito na terra? Não temos onças que atacam as pessoas no centro da cidade, nem nadamos em piscinas com jacarés. Os encontros ocasionais com animais destes tipos ocorrem no ambiente de campo que cercam a cidade, tudo na mais perfeita normalidade.
            Em relação aos índios, existem diversas tribos próximas a nossa cidade, entretanto a maioria deles já é adaptado ao convívio em sociedade, gostam de celular, muitos deles têm MSN, ORKUT e Facebook, andam de Hilux, gostam de novelas, choram com histórias tristes e dão risadas a beça com piadas dos programas de TV, que por sinal é um dos costumes mais notados entre eles; a paixão pela televisão. Assim resta dizer para você que mora em diversas partes do país que nossa gente é bem parecida com os demais brasileiros do resto da terra descoberta por Cabral, em várias coisas, porém somos melhores. Temos o açaí mais puro, o peixe mais abundante e uma história rica e cheia de ícones. Se não acreditar no que digo venha nos visitar: 200 Km depois de Porto Velho pela BR 319. Seja bem vindo a civilização!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade