"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Léia Beatriz, um orgulho para o ensino público do Amazonas


            “Filho de peixe, peixinho é”.
Muitos cresceram ouvindo este ditado, que a vida provou não ser sempre uma regra, porém em alguns casos ele se confirma de forma incontestável. Em Humaitá um nome destacou-se entre milhares de alunos do ensino médio, Léia Beatriz Vieira Bentolila, ela é filha de uma dos melhores profissionais da educação do estado, Professor Léo da Costa, que junto com vários outros colegas de profissão conseguiram elevar a Escola Estadual Oswaldo Cruz como uma das melhores do estado sendo uma das pioneiras na cidade a implantar o Ensino Médio Inovador.



            Entre os grandes feitos desta aluna compenetrada e estudiosa, estão as melhores notas em três vestibulares para cursos diferentes sendo escolhido o de Engenharia Ambiental em que ela também foi a primeira colocada. Para quem acha que esta heroína do saber teve vida mansa e só estudou em escola particular vai aí à informação surpreendente de que esta humaitaense de valor passou sua vida inteira estudando em escola pública. Seus primeiros passos foram dados na Creche Lindalva Guerra, depois estudou no Jardim São Francisco, Hermenegildo de Campos – Manicoré, Santo Antonio, Álvaro Maia, Oswaldo Cruz, sua ultima escola antes de seu feito histórico e por fim ela aguarda o inicio do curso na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) onde após a conclusão receberá a habilitação na área de Engenharia Ambiental.

            O feito de Léia não podia passar em branco e a moça inteligente e que tem “pedigree” foi convidada pela Reitoria da UFAM para receber uma homenagem junto com outros gênios do estado na sede da instituição em Manaus. As passagens foram pagas pela universidade e a empresa aérea TRIP levantou vôo de Humaitá no dia 03 de março rumo a capital do estado que esperava pela exemplar moça simples que não aparenta toda a sabedoria guardada em sua humildade. No aeroporto uma equipe esperava a estrela da calha do Madeira com uma placa indicativa, a seguir a jovem e seu pai professor foram conduzidos até o Confort Hotel onde a recepção foi digna de uma princesa, neste momento Léo e sua filha sentiram o valor da educação e do esforço humano sendo recompensado como deve.



            Depois de desfrutarem do melhor de Manaus em termos de estadia, Leo da Costa e sua filha foram às dependências da UFAM para que a menina prodígio de Humaitá recebesse seu merecido prêmio que veio das mão da Reitora da Universidade, Máercia Perales que destacou a idade tenra dos alunos que conseguiram tão grande mérito estudantil. Junto com a primeira reitora da Universidade mais antiga do Brasil, estavam o Secretário de Educação do Estado Gedeão Amorim, o Vice-Reitor, professor Hedinaldo Lima, a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Rosana Parente entre outros nomes importantes do meio acadêmico. A filha de Humaitá laureada com tão grande recompensa teve a satisfação de ser acompanhada pelo seu tio o fotógrafo,  Rui Costa, da Crítica de Manaus, que gravou toda a alegria em forma de lindas fotos que eternizaram a ocasião.
            Léia voltou para sua terra querida, não é mais uma colegial, seu brilho agora deverá habitar o ambiente acadêmico, seu exemplo já está sendo seguido por outros alunos que não querem ficar para trás no bonde da história, a cidade parece não ter dado o devido valor para uma de suas personalidades mais valorosas, entretanto para Léo, sua filha e os valentes filhos de Humaitá que estudam na Escola Oswaldo Cruz, este exemplo não é um mero acaso, mas sim uma confirmação incontestável de que por estas terras ainda há uma semente de genialidade expressa por vários Álvaros , Alminos , Plínios e Raimundos . A semente do saber que continua brotando em corações humildes no meio de nosso povo. Parabéns Humaitá, parabéns Léia Beatriz Vieira Bentolila.
           
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade