"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

domingo, 11 de março de 2012

Seu João Lopez, 102 anos de história e tradição



            Ele já tem 102 anos,
nos seus cabelos brancos milhares de histórias para contar, durante toda sua vida ele viveu no interior do Amazonas, mais precisamente no Lago do Antonio a alguns quilômetros da sede do município de Humaitá por rio, o grande Rio Madeira! Durante todo este período de vida, seu João Lopes, teve como principal meio de transporte as águas dos rios e igarapés do sul da Amazonas.
            Nosso homem centenário passou pelo menos oitenta deles trabalhando dentro da selva, ele presenciou os ciclos da borracha vendo também a sua queda, além de trabalhar com a borracha seu João também quebrou castanha e cortou estradas, atualmente ele só vem à cidade para resolver algum problema como fazer o cadastramento do sistema de aposentadoria ou questões de saúde, saúde, aliás, que só resistiu durante tanto tempo por ser muito bem cuidada por ele. Toda vez que algum problema surgia, ele vinha à Humaitá para passar por um profissional competente, com esta atitude ele conseguiu viver mais que seus patrícios.
            Esse humaitaense tradicional teve em toda sua vida oito filhos, destes seis ainda vivem, netos ele já perdeu a conta, uma das escolas que existe na sua comunidade foi fruto da luta deste homem, ele se preocupava em promover a educação de sua gente, por entender que este é o único caminho para um progresso verdadeiro e permanente.
            Conseguimos encontrar o seu João no barco São Francisco antes de ir embora pra o Lago do Antonio, para descer AA viagem demora 6 horas e para subir as águas do rio, o tempo mais que duplica chegando a quatorze horas de viagem. Até mais seu João! Dia 24 de junho nos vemos na comemoração dos seus 103 anos. Até lá!

Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade