"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sábado, 17 de março de 2012

Soluções, IEB e a sociedade discutem o futuro da cidade


 
               A cidade discutiu seu futuro no auditório da UFAM


nesta quinta e sexta, a organização do evento foi por conta do IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e de vários outros órgãos e autarquias e visou debater os problemas e as soluções para a cidade nos próximos anos.

            O evento foi organizado por AURELIO DIAZ HERRAIZ (Assistente de Campo PFF/IIEB) e uma grande equipe; contou com a presença de representantes do ICMbio, IDAM, INCRA, UEA, UFAM, Prefeitura da cidade entre outros órgãos. Os debates envolveram toda a estrutura do município, campo, beira de rios, igarapés e estradas, problemas na área da saúde, educação, agricultura e desenvolvimento sustentável.


            Os debates foram feitos baseados em amplos estudos de mais de seis meses  feitos no sul do Amazonas nas áreas rural, urbana e alagadiças e deu um completo raio X de como as coisas estão e o que se deve fazer para melhorá-las. Para que os resultados englobassem toda a estrutura geográfica da cidade foi fundamental a participação da Diocese de Humaitá, a Igreja Católica está presente em todo o interior e muitas vezes é o único elo entre o cidadão interiorano e os seus direitos mais básicos.


            A prefeitura estava presente nas discussões na figura da primeira dama, Dona Arnaldina que defendeu as posições do município em relação as várias discussões do evento, entre outras coisas ela disse que os recursos federais e estaduais que são geridos pelo município tem regras de utilização, que muitas vezes não é do conhecimento da mairoria da população. A grande vantagem do seminário foi que ninguém foi colocado no banco dos réus como únicos culpados de todos os problemas, mas discutiu-se condições de melhoria geral de todas as questões que impedem o crescimento da cidade e de seu povo em todos os sentidos.


            A prefeitura enviando sua primeira dama, sua secretária do interior, meio ambiente e educação mostrou que estava pronta para os debates. Os organizadores do evento tiveram um grande sucesso na organização e no convite dos palestrantes e órgãos representados, pois as discussões foram em altíssimo nível atingindo desde o ribeirinho ao mais eloqüente doutor. No fim de tudo ficou uma sensação de que muito pode ser feito pela melhoria da cidade e que existem pessoas capazes de discutir e levar a ações para a construção de uma realidade melhor para todos.


Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade