"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Escuridão para todos, luz para alguns


Eles vão fechar a Transamazônica dia 07 de agosto 


        Um dos programas do governo federal
de maior relevância é o LUZ PARA TODOS, a diferença na vida de milhões de brasileiros pode ser medida através de uma simples constatação basta desligar as luzes de uma casa das mais simples de qualquer cidade e ficar apena meia hora dentro de casa sem usar nada de energia elétrica. Para quem tentou e não conseguiu ficar nem dez minutos e bom lembrar que muitos brasileiros da Transamazônica, a Rodovia mais abandonada do Brasil no seu trecho entre Humaitá e Apuí convivem com esta realidade simplesmente porque o programa federal chegou apenas para alguns privilegiados de duas vicinais a Matupi e Matupiri, para outras mais de vinte a escuridão é um brinde.
        Desde 2010 o prazo para a conclusão das obras do programa terminou, mas a grande maioria dos moradores que não vive nas vicinais ficou do lado de fora das atividades. A explicação dada pelos responsáveis é que a culpa está na presidenta que cortou investimentos. Cansados de conversas os moradores da rodovia resolveram fazer a única coisa que pode chamar a atenção o fecha mento da pista, eles pretendem fazer o protesto, que não tem prazo para terminar, a partir do dia 07 de agosto. Para evitar que haja algum tipo de furo no plano, uma barricada vai ser levantada no Km 45 sentido Humaitá – Apuí e outra no Km 150.
        Para ajudar a engrossar o movimento, os índios também vão fazer parte do protesto, há muito tempo que os primeiros moradores do Brasil anseiam por energia elétrica, eles também assistem televisão e gostam de água gelada e novelas. Atualmente, estes brasileiros, índios, pequenos pecuaristas e agricultores querem ser tratados como todos os outros, atualmente eles respiram óleo diesel e querosene das lamparinas e escarram um muco negro. Escuridão, por enquanto, é o que o governo federal está oferecendo a estes nacionais, por enquanto a Luz ainda não é para todos.
       
    

Haroldo Ribeiro
imagem: ifronteira.com

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade