"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Triplo X +1, as faces de um acidente evitável




         17h20min, na Avenida Transamazônica
um movimento costumeiro de carros, motos e pedestres utiliza a via, porém algo vai acontecer que demonstra muito bem o que é o transito de Humaitá, e que também espelha a realidade da maioria das cidades do interior do Amazonas, o descaso com o trânsito e a falta inconteste de fiscalização.
         Primeiro X - Numa moto um rapaz dirige com mais três pessoas, elas são sua esposa e mais duas crianças pequenas. Não é necessário esperar grandes tempos para ver a cena repetida várias vezes na cidade de Humaitá, o erro é endêmico. A maioria da população não tem condições de comprar um veículo para levar toda a família a solução, irregular e ilegal é levar todos, de uma leva só na sofrida BIS, moto que é a primeira aquisição da maioria das pessoas. No mesmo local do acidente, poucos instantes antes uma mãe passou com duas crianças numa moto, sendo que uma delas estava encima de uma contêiner de água na parte da frente da moto, a criança era de colo. Absurdo!
         Segundo X – Só o motociclista estava com o capacete, se o impacto fosse maior ele poderia escapar em troca da morte de todos os seus entes queridos, em Humaitá há uma sensação implícita, talvez gravada no DNA das pessoas de que só quem conduz a moto sofre quando há um acidente.
         Terceiro X – O motociclista em questão não é habilitado. Perguntado sobre sua habilitação ele não mentiu e foi sincero, não queria nem que a polícia viesse atender ao caso por não portar o documento obrigatório.
         + 1 – Do outro lado da questão está um senhor, que não é obrigado a saber as regras de trânsito, por ser um ciclista, mas que pelo menos deve ter zelo pela própria vida. Ele atravessou a avenida, saltando pelo canteiro central e passou na frente do motociclista que foi ao solo e machucou bastante o pé. Em resumo ...Tudo errado.
         De certo nisso tudo temos a atuação do serviço de remoção que chegou rápido, ao mesmo tempo em que a Polícia Militar, o caso nem foi registrado, mas revela o mapa genético do trânsito da cidade que segundo a Secretária de Saúde do município teve somente no mês de agosto 85 acidentes e 62 remoções para Porto Velho, um recorde negativo que já chama a atenção das autoridades. Embora não tenhamos dados, cabe ressaltar que na manhã do dia 04 de setembro houve um grave acidente próximo a Panificadora RG, uma pessoa saiu gravemente ferida depois que um veículo ultrapassou o sinal vermelho. Setembro parece que vai ser igual ou pior ao mês anterior, esperamos que não!

Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade