"Deixe seu comentário ao fim das matérias, se preferir poste no mural de recados na parte inferior do site. obrigado!

sábado, 1 de setembro de 2012

Vicente de Carvalho a outra terra de Lula



        Lula, o presidente operário,
o mais popular líder que o Brasil já viu tem sua história cruzando com o Distrito mais vigoroso da Baixada Santista, na verdade foi por aqui que o destino do ex-presidente começou a mudar. Como milhões de nordestinos, Luiz Inácio da Silva, também veio para São Paulo com sua família no ano de 1952 trazendo na mala sonhos e angústias, em Vicente de Carvalho, local que comportava a grande maioria dos migrantes nordestinos, Lula viu a dicotomia “psicotraumatizante” de um pai que abandonou sua mãe com a mão na frente e outra atrás e atirou-se num relacionamento novo abandonando suas raízes e dignidade.
        A IMPORTÂNCIA desta etapa na vida do grande líder nacional pode ser notada na força com que venceu todos os obstáculos até chegar à presidência da República ser reconduzido para o cargo e ainda, de lambuja, passar o bastão para uma mulher, que ao que tudo indica deverá ficar por mais quatro anos. Na primeira eleição de Lula houve um reboliço em Vicente de Carvalho, um de seus irmãos era padeiro da Panificadora que fica na esquina da São Jorge com a Santos Dumont, nome, aliás, que também faz parte da história da cidade, na ocasião todos queriam parabenizar o irmão do ilustre presidente operário.
        Vicente de Carvalho é hoje o que há de melhor no Guarujá em relação a renda, enquanto na parte nobre da cidade, os índices de inadimplência no pagamento dos impostos é alto, no distrito ele é reduzido, também no quesito punjança econômica Vicente de Carvalho se destaca, os terminais de contêineres ficam todos por aqui e geram divisas enormes para os cofres da cidade. A Base Aérea de Santos é Base Aérea de Vicente de Carvalho, pois fica nestas terras, coisa que muitos não sabem, outro dado importante que a cidade também empresta a maior cidade-referência do litoral é o grande número de torcedores para o time do Santos, é fácil perceber que o Distrito para quando o Alvinegro da Vila Belmiro ganha uma partida importante.
        Mas nem tudo são flores na história do Distrito, os índices de violência são grandes, as desigualdades sociais são perceptíveis, os desnivelamentos de retornos econômicos são desproporcionais, enquanto a orla da praia fica cada vez mais ornamentadas para beneficiar ao grande número de caloteiros dos impostos, quem os paga em dia recebe pouco valor dos prefeitos e vereadores de Guarujá. Favelas! Temos muitas para poucas soluções habitacionais e Vicente de Carvalho segue caminhando tendo em sua genealogia gente como o Luiz, o Lula, que por aqui sofreu, mas recebeu uma injeção que fortalece os grandes líderes mundiais, a da “Barreirasnofilacilina”, santo remédio!

Haroldo Ribeiro

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade